sábado, 30 de dezembro de 2017

O VALOR DE UMA LÍNGUA INTERNACIONAL

O texto abaixo é do Iniciador da língua Internacional, o Esperanto, o médico e linguista polonês, Luiz Zamenhof. O título original é: “O Valor da linguagem humana”.  Mas como sua ideia é defender e mostrar o valor e a oportunidade de se ter uma língua internacional, o título foi assim modificado. Publico tal texto em atenção ao assim chamado Dia de Ação pelo Esperanto (“Ago Tago”), comemorado no dia 15 de dezembro, a cada ano.

Alguma vez os senhores já pensaram sobre o que propriamente foi que elevou tão alto a humanidade, acima do nível de todos os animais, que na realidade, são constituídos segundo o mesmo tipo dos homens?

Devemos toda nossa cultura e nossa civilização unicamente a uma coisa: à posse da linguagem, que nos permite permutar pensamentos. Que seria de nós, altivos reis do mundo, se não pudéssemos, pela linguagem, comunicar-nos uns com os outros? Se cada um de nós tivesse que começar de novo a elaborar, com experiências próprias, todo o seu saber e inteligência, em lugar de fazer uso – graças ao intercâmbio de pensamentos – dos já prontos frutos da experiência e dos diversos conhecimentos adquiridos durante milênios por milhões e bilhões de criaturas semelhantes a nós? Não estaríamos um único degrauzinho acima dos diversos animais que nos cercam e que se mostram tão estultos e incapazes!...

Mas se a possibilidade mesmo incompleta e limitada de intercâmbio dos pensamentos teve para a humanidade uma significação tão grande, imaginai que vantagem imensa, incomparável seria para toda a humanidade uma língua que desse toda a plenitude ao intercâmbio dos pensamentos, e graças à qual não somente A tivesse a possibilidade de comunicar-se com B, C com D, E com F, senão, também, pudesse cada um deles comunicar-se com todos os outros!

Nem mesmo uma centena de grandes invenções e descobertas importantes fará na vida da humanidade uma revolução tão grande e tão benéfica como a adoção de uma língua internacional!


(Ludovico Luiz Zamenhof: extraído do Curso de Esperanto – Pela Bíblia, de Ismael Gomes Braga, publicado pela Cooperativa Cultural dos Esperantistas, Rio de Janeiro, 1963)

Uilso Aragono (Dez de 2017)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores