quinta-feira, 30 de novembro de 2017

ORIENTAÇÕES PARA UMA BOA REDAÇÃO

Aproveitando o momento do ano em que o ENEM acontece, apresento, neste blogue, algumas orientações sobre a elaboração de uma boa redação. Orientações essas que podem (e devem) ser aplicadas a qualquer tipo de texto e, inclusive, para palestras, sermões e similares.

O que é uma boa redação?

            É uma expressão escrita que transmita ao leitor informações, ideias, opiniões e que lhe provoque algum tipo de reação – concordância, discordância, alegria ou tristeza, indignação ou animação... Uma boa redação não deixará o leitor neutro após a sua leitura.

Delimitação do Tema

            Após a escolha do tema, há necessidade de se DELIMITAR o assunto, buscando-se adequar a amplitude temática aos objetivos do autor e ao tipo do leitor a que se destina o texto. Exemplo: pode-se falar de Religião (ou do fenômeno religioso) no mundo, no Brasil, na história do homem, na atualidade ou no passado, no presente ou no futuro, etc.

Ter claro o objetivo

            O objetivo a que se propõe o autor, isto é, a tese a ser defendida diante do leitor, deverá estar bem clara, sem margem a dúvidas. O autor deverá já ter refletido suficientemente o assunto, ou dominá-lo bem, de tal forma a poder desenvolver a argumentação de forma clara e objetiva.

Escrever com clareza e objetividade

            Um assunto, ou uma ideia, pode ser exposto de diversas formas: com objetividade ou confusão, com clareza ou obscuridade, com simplicidade ou complexidade. A clareza e a objetividade do texto dependem da clareza mental do autor quanto à classificação dos argumentos em essenciais (fundamentais), complementares (ou secundários) e ilustrativos (ou terciários). Com pouco espaço, somente os argumentos essenciais serão expostos.

Sobre o bom esquema da redação

            Um bom esquema de redação envolve pelo menos: introdução, desenvolvimento dos argumentos e conclusão.

Sobre a introdução

            A introdução é a parte inicial da redação em que o autor expõe o assunto e tenta atrair o interesse do leitor sobre ele. Deve-se começar o texto com uma boa frase de impacto. É esta frase inicial que provocará a curiosidade do leitor, despertando nele a vontade de ler o texto. Sem uma sentença inicial impactante, o leitor poderá perder o interesse em continuar a leitura do texto, por não ter tido uma boa motivação.

Sobre o desenvolvimento

            A parte de desenvolvimento é a alma do texto e deverá conter todos os argumentos necessários à defesa da tese do autor ou ao convencimento do leitor sobre as ideia lá defendidas. As ideias deverão ser apresentadas com coerência, escolhendo-se, com cuidado, a ordem do seu aparecimento. Argumentações opostas às do autor, e mais conhecidas pelo leitor, devem ser apresentadas e comentadas, buscando-se identificar seus pontos falhos em comparação com aquelas defendidas pelo autor.

Sobre as partes do desenvolvimento

            É interessante par ao autor, ao esquematizar o texto, tentar prever os itens relativos ao desenvolvimento da argumentação. Estes serão, então, colocados na ordem mais lógica e cronológica possível. O desenvolvimento (a escrita) da redação somente deverá ter início após o término desta fase de definição esquemática do desenvolvimento, quando, então estará bem clara, para o autor, toda a força da argumentação.

Sobre a conclusão

            Tão importante como a frase impactante e motivadora do início da introdução é a conclusão, em que devem ser resgatadas todas as argumentações do autor, expostas ao longo do desenvolvimento do texto. Deve-se iniciar a conclusão de uma forma tal que o leitor não tenha dúvidas de que se esteja concluindo o texto: “em conclusão”, “finalmente”, “portanto”, “concluindo”, etc. Importante lembra que o leitor eficiente lerá a introdução e a conclusão de um texto mais longo, buscando identificar a validade do esforço da leitura completa. Se o assunto interessar, ele poderá ir direto à conclusão para verificar os principais argumentos do autor e decidir, então, se vale a pena ler todo o texto, ou não.

Os principais pontos do esquema de uma redação

            O esquema de uma boa redação deverá conter, portanto, e do ponto de vista do autor:
               Delimitação do tema (para o próprio autor);
               Objetivo (para o próprio autor);
               Introdução ou Frase de impacto;
Itens do desenvolvimento, com os diversos subtítulos a serem percorridos na argumentação;
               Conclusão.

Sobre o texto, propriamente dito

            O texto deverá evitar o uso do pronome pessoal de primeira pessoa, embora, em algumas ocasiões, isto possa acontecer, como: “Estive conversando, recentemente, com fulano de tal...”. Não se utiliza a segunda pessoa do singular (você ou tu) para apresentar ideias ou comportamentos: “Você não pode achar que a pena de morte seja inquestionável...”. É preferível escrever: “Não se pode achar que a pena de morte seja algo inquestionável...”. É a chamada escrita impessoal.

            Frases longas devem ser evitadas, preferindo-se períodos mais breves. Ideias complementares podem ser colocadas em períodos subsequentes, para não atrapalhar a fluidez e a clareza da ideia do período anterior. Por exemplo: “A censura, muito utilizada em décadas passadas, e que era definida de cima para baixo, de forma pouco democrática, não está mais sendo vista com bons olhos no Brasil de hoje”, pode ser escrita de forma mais elegante: “A censura, muito utilizada em décadas passadas, não está mais sendo vista com bons olhos no Brasil de hoje. Era definida de cima para baixo e de forma pouco democrática”.

            O uso do “que” pode ser evitado em muitas situações. Por exemplo: “O professor X, que era o diretor da Escola, foi o principal conferencista do Encontro”, pode ser mais bem escrito como: “O professor X, diretor da Escola, foi o principal conferencista do Encontro” – uma forma mais simples e elegante de se escrever a mesma ideia!

Conclusão

            Para uma boa e efetiva redação, de qualquer tipo de texto, devem-se seguir as orientações acima. O esquema da redação, conforme explicado, ajuda muito ao esforço prévio de esclarecimento do próprio autor diante do assunto a ser abordado. E tal clareza mental, uma vez esquematizada, terá como natural consequência, um texto mais claro, objetivo e convincente.


Uilso Aragono (Texto revisado de original escrito em dez/1998) – Nov. 2017.

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Quem sou eu

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Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

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