domingo, 2 de novembro de 2008

Direção sem acidentes: é possível!


Dirigir com segurança, evitando todo o tipo de acidentes, é sobretudo uma questão de ATITUDE! Atitude bem entendida: aquela prontidão, aquele estar atento, aquela disposição interior de respeito à vida e aos outros.


É possível dirigir durante décadas sem acidentes, como é o meu caso – 33 anos de carteira sem nunca ter me envolvido em qualquer acidente de trânsito –, se forem assumidas e seguidas certas regras da boa direção, como as que sugiro abaixo (1a parte)

  1. Ter humildade suficiente para contar com a proteção de Deus!

  2. Considerar que todos os outros motoristas são “imprudentes”... (Tais que poderão fazer monobras inesperadas e perigosas.)

  3. Nunca dirigir permitindo que a mente esteja cheia de “preocupações”.

  4. Nos cruzamentos, que são fonte potencial de acidentes, redobrar a atenção, parando o veículo e “procurando”, pro-ativamente, outros veículos, pedestres, ciclistas, animais, motos, etc.

  5. Manter, sempre, uma distância segura do carro à frente, tanto em movimento quanto parado. Nesta última situação, se houver uma batida por trás, a distância de um carro, pelo menos, poderá impedir que o próprio carro seja jogado à frente e atinja o carro seguinte; além disso, se o motorista estiver pisando no freio, evitará que o carro seja projetado à frente com muita velocidade!

  6. Ao dar a ré, olhar, efetivamente, para trás – antes de colocar o carro em movimento! –, procurando algum obstáculo.

  7. Evitar mudar de faixa de direção sem justificativa; e ao fazê-lo, olhar efetivamente para o lado desejado, antes de fazer a manobra! Mudanças de faixas sem motivos reais (andar em zigue-zague, ou “costurando”) são também, fontes comuns de acidentes.

  8. Usar o farol baixo (não o farolete), mesmo durante o dia! A segurança, advinda da maior visibilidade, aumenta em cerca de 30% dizem alguns especialistas. Isto se justifica, particularmente, para carros de cores pouco vivas, tais como prata, preta, grafite, cinza, marron, branco, etc.

  9. Usar, sempre!, e cobrar dos passageiros o cinto de segurança, mesmo aqueles do banco traseiro, e mesmo para trechos considerados pequenos: estando o carro em movimento, os acidentes já podem ocorrer! Os passageiros do banco traseiro não devem negligenciar! E cuidar muito bem das crianças e dos bebês, que devem ser protegidos por equipamentos adequados!

  10. Manter velocidades de deslocamento compatíveis com o ambiente por onde se circula. Velocidades acima dessas elevam as chances de acidentes. Especialmente em dias chuvosos, em que o pavimento fica mais deslizante, deve-se diminuir a velocidade, para níveis abaixo daqueles de dias secos! – a velocidade deve ser compatível, também, com a capacidade de frenagem do veículo e com a quantidade de carga transportada.

Num próximo post continuo estas regrinhas, frutos da minha experiência e do meu interesse em identificá-las durante minha vida de motorista.

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Quem sou eu

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Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

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