sábado, 31 de março de 2018

SOBRE O AGRADECIMENTO


O agradecimento é um gesto que deve ser feito por quem é beneficiado por outrem. Mas deve ser ele público ou privado? A Deus, certamente, nossos agradecimentos devem ser públicos, por uma questão de testemunho aos irmãos. A autoridades e a instituições públicas podem ser públicos, enquanto que para amigos, irmãos, parentes, conhecidos... devem ser privados.

AGRADECIMENTO COMO OBRIGAÇÃO MORAL

Quem agradece, ao seu benfeitor, é porque foi beneficiado por uma ajuda qualquer. A situação de um benefício financeiro é tal que o beneficiado pode ser classificado como um “necessitado”, enquanto o benfeitor, como um “poderoso” (pois ele pode emprestar ou doar ao necessitado).

Nessa situação, o necessitado, moralmente, está obrigado a agradecer ao seu benfeitor, mas de forma privada. Pois se for cobrado a agradecer em público, estará sendo submetido a uma situação de “humilhação”. E o benfeitor, depois de ter feito um bem, causa um mal moral àquele que recebeu sua benfeitoria inicial...

Moralmente, quem beneficia a seu amigo, a seu colega, etc., deve fazê-lo sem intenção de receber nada em troca. Nem mesmo o agradecimento do beneficiado (necessitado) deveria ser cogitado! E se o recebe, privadamente, normalmente diz “por nada”, para enfatizar que o que fez foi sem segundas intenções.

AGRADECIMENTO PRIVADO

Normalmente, agradece-se a qualquer pessoa por qualquer coisa que esta tenha feito pelo beneficiado, mesmo que nas relações comerciais, isto é, com pagamento! Agradece-se a caixas de bancos ou de lojas, a garçons, a clientes, a padres, etc.... e esses agradecimentos são, todos, privados, e não, públicos! Se alguém ouve, é porque está suficientemente próximo do evento, embora a intenção seja que, apenas, a pessoa benfeitora o ouça!

Mesmo que haja uma obrigação moral ou profissional de se prestar esse ou aquele serviço, de se agir de acordo com alguma regra social ou legal – como em relação a garçons, a motoristas diante de faixas de pedestres, a jovens cedendo lugar a idosos –, o agradecimento, privado, é recomendado, segundo pensa o próprio Papa Francisco.

AGRADECIMENTO PÚBLICO

Os agradecimentos públicos estão, normalmente, relacionados a situações político-sociais ou religiosas, em geral, de caráter financeiro, onde tais agradecimentos são esperados pela natureza mesma dessas relações: há necessidade de que se divulguem tais benefícios, pois são situações disponíveis a todos aqueles que estejam em situações de necessidade semelhantes. Os benfeitores, são, nesses casos, em geral, entes jurídicos. Como exemplos, podem ser citados professores-pesquisadores que recebem auxílio financeiro de instituições promotoras do desenvolvimento das pesquisas sociais, beneficiados por ajudas financeiras de instituições de amparo social, beneficiados por mutirões de caráter de solidariedade, em situações de calamidades sociais. 

Nas igrejas, em geral, que fornecem cestas básicas a famílias de necessitados, estes beneficiados somente agradecem privativamente: não há, pelo que se sabe, agradecimentos públicos! Já o padre ou o pastor agradece, publicamente, aos membros da igreja pelas contribuições, de qualquer espécie, que tenham sido feitas como resposta a seus clamores...

CONCLUSÕES

O agradecimento é um gesto que denota um espírito elevado e deve ser realizado por toda pessoa que tenha sido beneficiada por um benfeitor. E, em geral, é um ato privado, não público, destinado, exclusivamente, ao benfeitor. Os agradecimentos públicos são, em sua maioria, realizados a entidades jurídicas que prestam serviços político-sociais, de caráter financeiro ou não. Até mesmo porque esses últimos não podem ser feitos a uma pessoa, pois o benfeitor é uma instituição jurídica!

Que benfeitores e beneficiados saibam agir de acordo com as justas expectativas morais e sociais que orientam o comportamento dos cidadãos, para o bem de todos!

Uilso Aragono (mar. 2018)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores