terça-feira, 31 de dezembro de 2013

SER FELIZ OU FAZER FELIZ?

Neste último dia do ano é sempre bom pensarmos no quanto fomos felizes ou infelizes durante este ano que passou. É sempre bom fazer um balanço do que realizamos de bom ou não, do quanto fomos bem sucedidos nos negócios e nos relacionamentos, ou não...  

E como dizem que o importante na vida é “ser feliz”, gostaria de refletir sobre essa afirmativa, e contestá-la! No meu ponto de vista, ao contrário do que se afirma como certo, parece-me que esta crença acaba produzindo resultados ruins: focar na busca da própria felicidade acaba levando as pessoas – dependendo, claro, da formação moral e ética do indivíduo – a passar, até, por cima das outras...

Se o importante é ser feliz, como fica a felicidade dos outros ao meu redor? Se o importante e o objetivo da vida é ser feliz, que importa se os outros estão felizes? Cada um que busque a sua felicidade!... E quem pode mais... chora menos. Esses são os pensamentos que, conscientes ou inconscientes, acabam guiando as pessoas a cada ano que passa, a cada dia que se sucede. É, também, como se diz: a luta pela vida. E a busca da felicidade por parte de uma pessoa, quase que inevitavelmente, pode tornar-se empecilho para a felicidade de outra: está aqui a origem de todos os conflitos de interesses, relacionamentos e ações.

A melhor filosofia de vida seria, portanto, não buscar a própria felicidade, mas, isto sim, buscar a felicidade do outro. Não “ser feliz”, mas “fazer feliz”! Não ter como foco a busca – às vezes, a todo custo! – da própria felicidade, mas, antes, ao contrário, ter como foco a felicidade do outro. E isto trará, consigo, inevitavelmente, a própria felicidade. Pois é próprio da natureza humana sentir-se feliz com a felicidade alheia, especialmente daqueles mais próximos. Qual é a mãe, ou o pai, que não se sente feliz ao, até mesmo, sacrificar-se para fazer feliz um filho? Qual é o irmão verdadeiro que não “quer bem ao seu irmão”? Qual é o amigo sincero que não fica feliz pelo sucesso e pela felicidade do seu amigo?

Esta é a verdadeira, a produtiva, a eficaz e a mais cristã filosofia de vida a ser vivenciada! Como ensina Jesus e tantos outros pensadores da humanidade: viva fazendo ao outro o que você gostaria que lhe fizessem! Esta máxima confirma que o importante é Fazer Feliz!

Como bons exemplos podemos citar, a seguir, muitas situações de vida, profissional ou pessoal, em que se busca a felicidade do outro e, por consequência, a própria felicidade é encontrada.

O professor que, antes de preocupar-se em ser um bom, feliz e bem pago professor, trabalha e busca a felicidade, a realização e a aprendizagem dos alunos.
A senhora que, mesmo não tendo filhos, dedica-se a cuidar de filhos abandonados e carentes, buscando a felicidade e a realização destes.
O governante, a autoridade ou o político que sacrifica os próprios interesses para cuidar do bem comum, isto é, da felicidade dos outros.
O padre ou o religioso que, embora tenha feito um voto de pobreza, castidade e obediência, dedica sua vida à promoção e à felicidade da vida dos outros.
A mãe humilde, do interior deste País, que aprendeu a gostar de comer pé de galinha, no almoço, para deixar as melhores partes para os filhos.

Finalmente, como uma ode à verdadeira felicidade, podemos cantar juntos:

A busca da própria felicidade leva ao egoísmo.
   A busca da felicidade do outro leva ao altruísmo.
A busca da própria felicidade leva à destruição do outro que a possa atrapalhar.
   A busca da felicidade do outro leva à construção da vida e da felicidade desse outro.
A busca da própria felicidade leva ao conflito de interesses.
   A busca da felicidade do outro leva à harmonia de corações.
A busca da própria felicidade leva quase ao pecado.
   A busca da felicidade do outro leva à santidade.

O “ser feliz” ou a luta individual de busca da felicidade, como se esta busca fosse “o objetivo” da vida, pode, então, ser uma verdadeira pedra de tropeço na vida daqueles que a aceitarem como filosofia de vida. E o “fazer feliz” ou a busca da felicidade do outro, ao contrário, é a fonte de toda verdadeira felicidade e, por consequência, de toda harmonia entre as pessoas.

Uilso Aragono (dez. de 2013)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores