Para mim foi agradável surpresa
descobrir na Internet, pesquisando pelo Google, um novo simulador espacial (space flight simulator) denominado Orbiter! Para aqueles aficionados por
astronomia e coisas afins e que, como eu, conheceram em 1994 um software
chamado Microsoft Space Simulator (for
DOS = para o DOS), ficando, no
entanto, sem condições de continuar a usá-lo nos novos sistemas operacionais,
por ter sido abandonado pela Microsoft, eis uma nova possibilidade de “jogar” e
“brincar” com as coisas do espaço!
Neste novo software o amante de
astronomia, exploração espacial, satélites e naves espaciais, terá, de novo –
como havia no antigo MS Space Simulator
– a chance de se realizar, divertindo-se e aprendendo por meio de um software
de alta qualidade gráfica (imagens 3D), leve e, muito importante!, gratuito! Pode ser baixado a partir do
endereço na Internet: http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/index.html.
Além do manual oficial (baixável
em: http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/download/Orbiter.pdf
) existem dois outros recursos eletrônicos muito bons e bem ilustrados que
podem ser encontrados em: http://www.amcsorley.dsl.pipex.com/pdfs/GoPlayInSpace2dEd_060504.zip
(livro em pdf) e http://www.amcsorley.dsl.pipex.com/pdfs/GoLearnInSpace_v2.pdf
(apresentação em ppt).
O novo software foi criado para
PC (for Windows) pelo Dr. Martin Schweiger, inglês, originalmente com
propósitos educacionais. Os estudantes poderiam demonstrar e experimentar
vários aspectos da física envolvida nos voos espaciais. Diferentemente, portanto,
de jogos espaciais que não se preocupam em seguir as leis da física, o Orbiter é um software que nos permite
sentir como é realmente um voo espacial: é realista nos mínimos detalhes. E,
apesar disto, não é um simulador “pesado”, podendo ser rodado em computadores
de configuração relativamente simples.
A página eletrônica do
jogo/simulador incentiva: a) lance o ônibus espacial do Centro Espacial Kennedy
e promova seu acoplamento com a estação espacial internacional (ISS); b) recrie
voos espaciais históricos por meio de módulos adicionais de naves espaciais
tais como, Mercury, Gemini, Apollo, Vostok e outras; c) planeje e realize voos
intergalácticos e faça turismo no sistema solar com espaçonaves futurísticas; d)
projete seus próprios foguetes ou baixe módulos adicionais criados por outros
usuários; e, finalmente, e) aprenda sobre voo espacial e mecânica orbital
divertindo-se e experimentando.
Embora tenha sido criado pelo Dr.
Schweiger, sua política foi de abertura total para a contribuição dos usuários,
desde o início, no ano 2000, e atualmente existe uma grande comunidade de
programadores que produzem os chamados módulos adicionais (addons) que incrementam o software por meio de incríveis melhoramentos!
O jogo (sim, pode ser visto como
um jogo, embora não se trate de pontuação, níveis, armas, etc) está ainda em
língua inglesa, o que pode ser empecilho para alguns, mas nada que não possa
ser superado pelas ferramentas de tradução disponíveis hoje na grande rede. Mas
logo a versão em português deverá estar disponível.
No mais é desejar que a grande
comunidade que se reuniu em torno desse projeto se mantenha viva e animada, até para que o
programa se aperfeiçoe sempre, para o bem daqueles que amam a astronomia e a
realidade e ficção dos voos espaciais.
Para matar a curiosidade do
leitor, abaixo algumas fotos de telas geradas pelo simulador.
Uilso Aragono, maio de 2012.
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