Neste blogue reproduzo, com tradução em português, um panfleto intitulado, em italiano, “Santuario del Volto Santo”. Trata-se de um verdadeiro milagre ou mistério, como se verá na descrição do surgimento dessa tela da Sagrada Face, como se pode ver, logo de início, na figura abaixo.
Na colina
Tarigni de Manoppello (PE), em Abruzzo, na Itália, ergue-se a Basílica da
Sagrada Face (ou Basílica do Rosto Santo, ou ainda, “Volto Santo” em italiano),
cuidada pelos Frades Menores Capuchinhos. Aqui, uma relíquia singular é
zelosamente guardada num ostensório que reproduz, num tecido delicado, o rosto
sofredor de Jesus Cristo. Encerrado entre dois vidros de 24x17,5 cm, há um véu
muito fino, quase insubstancial, que, como se fosse uma pura aparição, mostra
um rosto de testa ampla e olhar penetrante, vivo e doce.
A
boca entreaberta deixa ver alguns dentes e dá a sensação de alguém que quer
conversar com você. Sua natureza tranquila e gentil realmente fala com você! A
bochecha esquerda está inchada; um tufo de cabelo se expande na testa; alguns
cabelos podem ser vistos no lábio superior; uma pequena barba adorna o queixo e
uma modesta massa de cabelo nazareno emoldura o rosto.
Em um centímetro quadrado do véu há 26 fios de urdidura e o mesmo número de fios de trama colocados a distâncias regulares. É um rosto não pintado por mão humana (acheropita): transparente, visível e igual na frente e atrás, como um slide colorido, a densidade da cor é forte, mas não é uma cor pictórica (isto é: não apresenta pigmentos de tinta). A uma curta distância, os objetos atrás podem ser claramente distinguidos. Apesar dos anos e do tempo, está preservado intacto, sem alterações.
A História
Num
dia não especificado de 1506, um misterioso peregrino, trazendo consigo um
precioso embrulho, chegou à igreja paroquial e convidou o Dr. Giacomantonio
Leonelli, pessoa culta e de boa reputação, que conversava com amigos, a
segui-lo para dentro da igreja. Ali ele lhe deu o presente. O médico abriu o
pacote e viu um pano com a imagem impressa de Jesus.
Admirava
com espanto a beleza delicada e quase divina do seu rosto, enquanto, em
silêncio, ouvia as recomendações do benfeitor desconhecido: “Cuide dele,
guarde-o como um presente do céu, venere-o, será fonte de graças e auxílio de
proteção para você e sua família. Leonelli, saindo da igreja com o presente nas
mãos, entrou em sua casa e colocou a imagem em local digno, onde foi venerada
por mais de cem anos. Com a morte de Leonelli, o véu sagrado foi alvo de
discórdia entre os herdeiros. Todos cobiçavam o legado dessa imagem.
Pela
crônica do padre Donato da Bomba, frade capuchinho, sabemos como, em 1608,
Pancrazio Petrucci, marido de uma das herdeiras, Marzia Leonelli, por meio da
força bruta, tomou posse da imagem sagrada, para depois deixá-la abandonada.
Petrucci, por algumas de suas muitas arrogâncias, acabou na prisão, e sua
esposa, para libertá-lo, foi obrigada a vender a imagem ao doutor Donatantonio
De Fabritiis, farmacêutico da cidade, que a comprou por quatro escudos.
Encontrou a imagem em muito mau estado e recorreu aos capuchinhos, que estavam
a construir o convento, para a repararem.
Padre
Clemente da Castelvecchio e Frei Remigio da Rapino limparam-no, cortaram as
bordas rasgadas e colocaram-no entre duas vidraças e fixaram-no com uma moldura
de nogueira, que ainda hoje o protege.
Em
1638, De Fabritiis doou-o aos Capuchinhos. A partir de 1646, esses o expuseram
à veneração dos fiéis. As graças e os milagres resultantes da veneração daquela
Face atraíram a atenção da cidade e das localidades vizinhas. Em 1686 foi
construída na igrejinha uma capela com altar e um pequeno templo para a
conservação da relíquia. Começamos a celebrar a Sagrada Face no dia 6 de
agosto, Transfiguração do Senhor. A partir de 1703 o terceiro domingo de maio
foi definido como data das celebrações populares. Em 1718, o Papa Clemente XI
concedeu indulgência plenária a todos os peregrinos que fossem visitar o
santuário. Em 2005 o Papa Bento XVI também a concedeu e em 2006 visitou o
Santuário como peregrino e o elevou a Basílica Menor.
Os Estudos
Nos
últimos anos o Véu Sagrado de Manoppello tem sido objeto não só de devoção, mas
também de estudo e pesquisa. Estavam interessados: estudiosos de história da
arte, universidades, iconógrafos, escritores, poetas e muitos outros. Existe em
todos o desejo de saber mais. Foi levantada a hipótese de que talvez seja
"A Verônica", guardada até 1527 na Basílica de São Pedro em Roma, que
poderia ser o Rosto impresso no "Sudário" que envolveu a cabeça de
Jesus no túmulo (prof. Heinrich Pfeiffer).
Os
estudiosos concordam em afirmar que a Sagrada Face seria a Acheropita original
(= não feita por mãos humanas) que influenciou muitas imagens de Cristo ao
longo dos séculos, pois as mesmas características são encontradas em todas
elas: rosto oval assimétrico, cabelos longos, um tufo de cabelo acima da testa,
a boca ligeiramente aberta e o olhar voltado para cima.
Ultimamente,
estudos estão em andamento para descobrir de que fibra é feito o misterioso
véu: linho, bisso ou outra.
A Exposição “Penuel”
Há
algumas décadas que se defende a tese da semelhança da Sagrada Face com o
Sudário de Turim.
Dentro
da Basílica você pode admirar uma exposição fotográfica intitulada
"Penuel", termo hebraico que significa: "o Rosto do
Senhor". É composto por painéis nos quais estão expostas as fotos com as
quais Irmã Blandina Paschalis Schlömer verificou a perfeita sobreposição da
Sagrada Face de Manoppello com o Sudário de Turim e demonstrou como as duas
relíquias referem-se ao mesmo rosto.
Peregrinações e devoção
Durante
quatro séculos, a Basílica do Volto Santo foi destino de peregrinos vindos da
Itália e de outras partes do mundo.
Estudiosos,
teólogos, filósofos, escritores, artistas, homens eruditos, figuras
eclesiásticas e políticas pararam diante da Sagrada Face. Como todos os
Santuários, também este é “lugar de conversões, de reconciliação com Deus e
oásis de paz” (João Paulo II), “estação e clínica do espírito” (Paulo VI).
Desde
1906, é impresso pelos frades capuchinhos um boletim no qual são narrados
acontecimentos, histórias de graças e curas, como evidenciam as ofertas votivas
expostas na Sala do Tesouro; também são divulgados os estudos e pesquisas feitos
sobre o misterioso Véu.
*Texto
retirado e traduzido de um panfleto obtido em visita a Manoppello, set./2023.
Uilso
Aragono (set. de 2023).
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