segunda-feira, 30 de abril de 2018

LUZ DE FREIO INTELIGENTE PARA VEÍCULOS AUTOMOTORES


Muitos acidentes automobilísticos, por engavetamento, ocorrem pelo fato de os motoristas ou condutores não reagirem rapidamente à luz de freio do veículo à frente. Por que isto ocorre? Este texto pretende fornecer uma resposta, por meio de uma reflexão e uma proposta: uma nova luz de freio, mais inteligente do que as comumente utilizadas, que ajude, efetivamente, a evitarem-se tais acidentes.



POR QUE A LUZ DE FREIO ATUAL NÃO É INTELIGENTE?

A luz de freio, de cor vermelha, acesa pelo veículo da frente, somente transmite uma informação: o carro está freando!... Esta informação não é suficiente para que o motorista, que vem atrás, possa frear com a rapidez e a eficácia suficientes para parar o veículo, a tempo de evitar uma batida. Falta uma informação importantíssima para que o acidente possa ter mais chances de ser evitado: o nível de desaceleração do veículo à frente!

O veículo da frente, ao ter acesa a luz de freio – que é vermelha, para chamar a atenção – comunica ao condutor, do veículo que o segue, por meio de uma luz continuamente acesa, uma informação muito pobre: o freio do veículo à frente foi acionado. Por que não fazer essa lâmpada piscar, para possibilitar a transmissão de outras informações?

UMA LUZ DE FREIO INTELIGENTE

Para introduzir “inteligência” à luz de freio dos veículos automotores, bastaria utilizar-se um dispositivo já muito comum nos sistemas industriais – e na forma bem pequena de um “chip” de circuito eletrônico como sensor de aceleração/desaceleração. Tal sistema poderia chamar-se: Sistema de Frenagem Inteligente (SFI) ou, em inglês, “Inteligent Breaking System” (IBS). E funcionaria da seguinte maneira.

Introduzir-se-ia um circuito eletrônico no comando da luz de freio, com um desacelerômetro incorporado, de tal modo a fazê-la acender de três modo diferentes: acendimento contínuo, acendimento do tipo pisca-pisca de frequência média, e acendimento do tipo pisca-pisca de frequência elevada.

ACENDIMENTO CONTÍNUO DA LUZ DE FREIO

Este primeiro modo de acendimento será produzido, pelo sistema SFI, a partir de frenagens com muito baixa desaceleração; e estará associado ao dirigir normal nos perímetros urbanos. O condutor de trás interpretará tal luz, continuamente acesa, como correspondente a uma desaceleração normal e freará com força apenas suficiente para reduzir a velocidade do seu veículo, de forma totalmente adequada.

ACENDIMENTO PISCA-PISCA DE FREQUÊNCIA MÉDIA

Este segundo modo de acendimento será produzido, pelo sistema SFI, a partir de frenagens com desaceleração média (frenagens um pouco mais fortes do que o normal), o que pode acontecer diante de pequenas distrações do condutor ou de situações de emergência em baixas velocidades. O condutor seguindo atrás interpretará, após uma aprendizagem inicial, que a luz piscante, em frequência média, estará indicando uma desaceleração média do veículo à frente e freará com mais força e rapidez do que a situação normal, anterior. Portanto, o sistema de frenagem inteligente (SFI ou IBS) estará atuando de forma mais inteligente do que o sistema convencional de luz vermelha acesa de forma contínua em qualquer situação de frenagem. O motorista ou condutor terá uma reação de frenagem mais adequada, pois perceberá que o veículo da frente não somente freou, mas o fez de forma mais forte, com desaceleração mais rápida. Fazendo o mesmo, o veículo de trás terá mais chances de parar a tempo, evitando a batida traseira.

ACENDIMENTO PISCA-PISCA DE FREQUÊNCIA ALTA

Este terceiro modo de acendimento será produzido, pelo sistema SFI, a partir de frenagens com desaceleração alta: frenagens em que o freio é acionado de forma rápida e muito forte, na tentativa de parar imediatamente o veículo. Esta é a situação de emergência mais séria, quando o motorista ou condutor se vê diante de uma situação totalmente inesperada e aciona os freios com toda a força da perna. O condutor que vem atrás, ao perceber a luz vermelha piscando freneticamente (com alta frequência), interpretará a mesma situação de emergência do veículo à frente, acionando com igual força e rapidez o pedal de freio de seu veículo. Isto dará a este veículo de trás muito mais chance de uma frenagem eficaz a ponto de evitar-se a batida e, talvez, um engavetamento – se todos os veículos estiverem usando o SFI e todos os condutores já estiverem adaptados ao novo sistema. As reações serão mais adequadas às situações de frenagens de emergência e, portanto, mais eficazes, trazendo mais segurança ao trânsito, seja na cidade, seja nas rodovias.

Observe-se que esta situação de emergência (com frenagem abrupta e total) é a mais perigosa no sistema de frenagem convencional (luz de freio continuamente acesa). Isto porque o motorista de trás não tem a informação do nível de desaceleração do veículo à frente, não tendo, portanto, a reação adequada à situação real de frenagem. Ao perceber a aproximação, do veículo da frente, mais rápida do que o esperado – indicando uma situação mais séria de frenagem! –, será tarde para adequar o nível de frenagem... e a batida ocorrerá.

APRENDIZAGEM DO NOVO SISTEMA

Com o novo sistema de frenagem inteligente (SFI), o motorista ou condutor aprenderá, rapidamente, a interpretar a informação contida na luz de freio: luz contínua (desaceleração normal), luz pisca-pisca de frequência média (desaceleração mais rápida) e luz pisca-pisca de frequência alta (desaceleração de emergência). Isto dará ao trânsito de veículos, tanto na cidade quanto nas rodovias, um nível muito maior de segurança contra os muito comuns engavetamentos. É claro que a distância adequada entre veículos é um requisito básico que todo condutor de veículo deve respeitar, e que deve ser tanto maior quanto maior a velocidade dos veículos.

SISTEMA DE FRENAGEM COMPLETO: ABS E IBS

Um sistema de frenagem completo, para veículos automotores, deveria incorporar, além do ABS (“Automatic Braking System” ou Sistema Automático de Frenagem, já obrigatório para todos os veículos novos, aqui no Brasil), um sistema de luz de frenagem inteligente, o IBS (“Inteligent Braking System” ou Sistema de Frenagem Inteligente), como neste artigo proposto e explicado. Lâmpadas para luz de freio incorporando acelerômetros, justamente com os objetivos acima discutidos, já existem nos EUA. E lá são comercializadas.

CONCLUSÃO

O trânsito, certamente, estará mais seguro, especialmente do ponto de vista de choques na traseira de veículos e engavetamentos, se e quando for adotado, por legislação pertinente, um sistema como o proposto neste artigo: sistema de frenagem inteligente (SFI ou IBS, em inglês). Tal sistema proporciona informação essencial e completa, aos condutores de trás, em uma fila de veículos, sobre o nível de desaceleração do veículo à frente. Com essa informação – se é uma frenagem normal, se é uma frenagem mais forte ou se é uma frenagem de emergência – o condutor poderá frear com mais consciência e adequação, aumentando em muito as chances de serem evitados acidentes, especialmente os famosos engavetamentos em rodovias.

Uilso Aragono. (abr. 2018)

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Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

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