Muitos acidentes automobilísticos,
por engavetamento, ocorrem pelo fato de os motoristas ou condutores não
reagirem rapidamente à luz de freio do veículo à frente. Por que isto ocorre?
Este texto pretende fornecer uma resposta, por meio de uma reflexão e uma
proposta: uma nova luz de freio, mais inteligente do que as comumente utilizadas,
que ajude, efetivamente, a evitarem-se tais acidentes.
POR QUE A LUZ DE FREIO ATUAL NÃO É INTELIGENTE?
A luz de freio, de cor vermelha, acesa pelo veículo da frente, somente
transmite uma informação: o carro está freando!... Esta informação não é
suficiente para que o motorista, que vem atrás, possa frear com a rapidez e a eficácia
suficientes para parar o veículo, a tempo de evitar uma batida. Falta uma
informação importantíssima para que o acidente possa ter mais chances de ser
evitado: o nível de desaceleração do veículo à frente!
O veículo da frente, ao ter acesa a luz de freio – que é vermelha, para
chamar a atenção – comunica ao condutor, do veículo que o segue, por meio de
uma luz continuamente acesa, uma informação muito pobre: o freio do veículo à
frente foi acionado. Por que não fazer
essa lâmpada piscar, para possibilitar a transmissão
de outras informações?
UMA LUZ DE FREIO INTELIGENTE
Para introduzir “inteligência” à luz de freio dos veículos automotores,
bastaria utilizar-se um dispositivo já muito comum nos sistemas industriais – e
na forma bem pequena de um “chip” de circuito eletrônico como sensor de aceleração/desaceleração. Tal sistema poderia chamar-se:
Sistema de Frenagem Inteligente (SFI) ou, em inglês, “Inteligent Breaking
System” (IBS). E funcionaria da seguinte maneira.
Introduzir-se-ia um circuito eletrônico no comando da luz de freio, com
um desacelerômetro incorporado, de tal modo a fazê-la acender de três modo
diferentes: acendimento contínuo, acendimento do tipo pisca-pisca de frequência
média, e acendimento do tipo pisca-pisca de frequência elevada.
ACENDIMENTO CONTÍNUO DA LUZ DE FREIO
Este primeiro modo de acendimento será produzido, pelo sistema SFI, a
partir de frenagens com muito baixa desaceleração; e estará associado ao dirigir
normal nos perímetros urbanos. O condutor de trás interpretará tal luz,
continuamente acesa, como correspondente a uma desaceleração normal e freará com
força apenas suficiente para reduzir a velocidade do seu veículo, de forma
totalmente adequada.
ACENDIMENTO PISCA-PISCA DE FREQUÊNCIA MÉDIA
Este segundo modo de acendimento será produzido, pelo sistema SFI, a
partir de frenagens com desaceleração média (frenagens um pouco mais fortes do
que o normal), o que pode acontecer diante de pequenas distrações do condutor
ou de situações de emergência em baixas velocidades. O condutor seguindo atrás
interpretará, após uma aprendizagem inicial, que a luz piscante, em frequência
média, estará indicando uma desaceleração média do veículo à frente e freará
com mais força e rapidez do que a situação normal, anterior. Portanto, o sistema
de frenagem inteligente (SFI ou IBS) estará atuando de forma mais inteligente
do que o sistema convencional de luz vermelha acesa de forma contínua em
qualquer situação de frenagem. O motorista ou condutor terá uma reação de
frenagem mais adequada, pois perceberá que o veículo da frente não somente
freou, mas o fez de forma mais forte, com desaceleração mais rápida. Fazendo o
mesmo, o veículo de trás terá mais chances de parar a tempo, evitando a batida
traseira.
ACENDIMENTO PISCA-PISCA DE FREQUÊNCIA ALTA
Este terceiro modo de acendimento será produzido, pelo sistema SFI, a
partir de frenagens com desaceleração alta: frenagens em que o freio é acionado
de forma rápida e muito forte, na tentativa de parar imediatamente o veículo.
Esta é a situação de emergência mais séria, quando o motorista ou condutor se vê
diante de uma situação totalmente inesperada e aciona os freios com toda a força
da perna. O condutor que vem atrás, ao perceber a luz vermelha piscando
freneticamente (com alta frequência), interpretará a mesma situação de
emergência do veículo à frente, acionando com igual força e rapidez o pedal de
freio de seu veículo. Isto dará a este veículo de trás muito mais chance de uma
frenagem eficaz a ponto de evitar-se a batida e, talvez, um engavetamento – se
todos os veículos estiverem usando o SFI e todos os condutores já estiverem
adaptados ao novo sistema. As reações serão mais adequadas às situações de frenagens
de emergência e, portanto, mais eficazes, trazendo mais segurança ao trânsito,
seja na cidade, seja nas rodovias.
Observe-se que esta situação de emergência (com frenagem abrupta e
total) é a mais perigosa no sistema de frenagem convencional (luz de freio
continuamente acesa). Isto porque o motorista de trás não tem a informação do
nível de desaceleração do veículo à frente, não tendo, portanto, a reação
adequada à situação real de frenagem. Ao perceber a aproximação, do veículo da
frente, mais rápida do que o esperado – indicando uma situação mais séria de
frenagem! –, será tarde para adequar o nível de frenagem... e a batida ocorrerá.
APRENDIZAGEM DO NOVO SISTEMA
Com o novo sistema de frenagem inteligente (SFI), o motorista ou
condutor aprenderá, rapidamente, a interpretar a informação contida na luz de
freio: luz contínua (desaceleração normal), luz pisca-pisca de frequência média
(desaceleração mais rápida) e luz pisca-pisca de frequência alta (desaceleração
de emergência). Isto dará ao trânsito de veículos, tanto na cidade quanto nas
rodovias, um nível muito maior de segurança contra os muito comuns engavetamentos.
É claro que a distância adequada entre veículos é um requisito básico que todo
condutor de veículo deve respeitar, e que deve ser tanto maior quanto maior a
velocidade dos veículos.
SISTEMA DE FRENAGEM COMPLETO: ABS E IBS
Um sistema de frenagem completo, para veículos automotores, deveria
incorporar, além do ABS (“Automatic Braking System” ou Sistema Automático de Frenagem,
já obrigatório para todos os veículos novos, aqui no Brasil), um sistema de luz
de frenagem inteligente, o IBS (“Inteligent Braking System” ou Sistema de
Frenagem Inteligente), como neste artigo proposto e explicado. Lâmpadas para
luz de freio incorporando acelerômetros, justamente com os objetivos acima
discutidos, já existem nos EUA. E lá são comercializadas.
CONCLUSÃO
O trânsito, certamente, estará mais seguro, especialmente do ponto de
vista de choques na traseira de veículos e engavetamentos, se e quando for
adotado, por legislação pertinente, um sistema como o proposto neste artigo:
sistema de frenagem inteligente (SFI ou IBS, em inglês). Tal sistema
proporciona informação essencial e completa, aos condutores de trás, em uma fila
de veículos, sobre o nível de desaceleração do veículo à frente. Com essa
informação – se é uma frenagem normal, se é uma frenagem mais forte ou se é uma
frenagem de emergência – o condutor poderá frear com mais consciência e adequação,
aumentando em muito as chances de serem evitados acidentes, especialmente os
famosos engavetamentos em rodovias.
Uilso Aragono. (abr. 2018)
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