domingo, 28 de setembro de 2014

FRASES QUE DESEDUCAM

Frases, palavras ou expressões que os pais usam no relacionamento com seus filhos podem ser potencialmente educadoras ou tremendamente deseducadoras. Pais e educadores têm de estar muito atentos sobre a maneira como falam com seus educandos: eles são totalmente sensíveis ao que veem e ao que ouvem, especialmente da parte dos pais e educadores, pois estes são, para eles, os primeiros exemplos ou modelos que imitarão. Este é o tema da reflexão deste mês.

“VAMOS EMBORA QUE EU TENHO MUITA COISA PARA FAZER EM CASA”

No parque, outro dia, uma mãe dizia para seu filho: “Vamos embora que eu tenho muita coisa para fazer em casa”. Esta não é uma frase inocente. Ao contrário, é uma frase cheia de significado emocional e totalmente inadequada, se for analisada do ponto de vista educativo. É uma frase de grande poder deseducativo! Explica-se: a criança, desejosa de continuar a brincar no parque, é interrompida pela mãe, que determina o fim das brincadeiras e o necessário e imediato retorno para casa, mesmo a contragosto da criança; e a explicação do retorno não é feita com base nas necessidades educativas da criança, mas na necessidade da mãe, que tem “muito o que fazer em casa”. O que fica no inconsciente da criança, com toda a carga emocional associada à frustração natural de ter de interromper suas brincadeiras? Fica o mau exemplo de uma ação baseada em razões egoísticas por parte da mãe... A criança não está deixando de brincar porque ela precisa ir para casa para tomar banho e almoçar, ou porque está na hora de fazer o dever de casa, ou por qualquer outra razão objetiva, como porque o parque está fechando, naquele momento. Fica no inconsciente da criança a lição deseducadora: devo agir de acordo com minhas necessidades, e não com as necessidades do outro...

“QUE MENINO MAL EDUCADO!”

Frases de rotulagem são muito utilizadas por pais e educadores quando querem cobrar da criança uma mudança de comportamento: “Que menino mal educado!”; “Essa menina é muito preguiçosa!”; “Deixe de ser porco menino!”. Essas frases são deseducativas porque levam a criança a acreditar – pela força emocional da frase, dita por quem tem autoridade sobre ela – que ela “é” assim. Acreditando, inconscientemente, nessa afirmação dos pais, a criança tenderá, não a abandonar tal comportamento, mas, ao contrário, a permanecer nele, a torna-lo realidade em sua vida... Rótulos devem ser absoluta e conscientemente evitados pelos educadores, pois são mecanismos que conseguem, exatamente, o contrário do que pretendem!

“PARE DE ASSISTIR TELEVISÃO, MENINO, E VÁ TOMAR BANHO!”

Para levar uma criança a tornar-se, no futuro, grossa, desrespeitosa, impositora, autoritária, é só utilizar, com frequência, expressões tais como: “Pare de assistir televisão, menino, e vá tomar banho!”; “Largue o computador, agora, e vá fazer o dever de casa!”. Essas expressões passam, para o inconsciente da criança, lições de grosseria e desrespeito – pois não levam em conta o direito de o outro ser tratado com carinho e paciência –, e de imposição e autoritarismo – pois não levam em conta as necessidades do outro, mas, tão somente, as necessidades e direitos de quem tem o poder! Quando a criança se tornar adulta vai, com grande probabilidade, agir com autoritarismo e imposição em relação aos seus subordinados...

FRASES EDUCATIVAS BASEADAS NO AMOR

Que frases, então, seriam mais adequadas e mais educativas? A resposta está baseada na compreensão de que a criança deve ser tratada, sobretudo, com amor! E este amor acarretará atitudes e gestos correspondentes de amor, expressos por frases amorosas, carinhosas, respeitosas, democráticas, e compreensivas. Em vez de expressar egoísmo, como no primeiro exemplo acima, a mãe poderia ter utilizado uma necessidade da criança: “Vamos para casa, agora, querido, porque você já brincou muito e tem de fazer aquele dever de casa, lembra?”. Aqui é o interesse da criança que dita a hora de terminar as brincadeiras no parque, e não o interesse (egoístico) da mãe em fazer as coisas do seu interesse. Para não rotular uma criança, há que se esforçar para acentuar aspectos positivos, que sempre existem – ou podem ser buscados, ou até criados! – para chamar a atenção da criança. Em vez de acentuar a ofensiva palavra “porco”, a mãe pode dizer: “Meu filho, você já brincou muito e já está muito sujo, não é mesmo? Que tal agora fazer que nem seu pai e sua mãe, que adoram um banho gostoso?”. Ou: “Meu filho, isso aí é muito sujo e nojento, você não acha? Que tal fazer como todo mundo que nem mexe com isso? E se mexe, vai, logo, lavar as mãos?

CONCLUSÕES

As crianças serão bem educadas se o ambiente em que vivem for marcado por gestos e expressões de amor, de carinho, de respeito, de consideração, de tolerância. Se quisermos nossos filhos bem educados, devermos dar o exemplo. Sobretudo, que desenvolvamos um ambiente de respeito mútuo. Sim, as crianças, também, devem ser respeitadas! Devem ser tratadas como gostaríamos que elas nos tratassem no futuro, quando ficarem adultas e tiverem poder. Devem se amadas, para que aprendam a lição do amor; devem ser respeitadas, para que aprendam a lição do respeito; devem ser toleradas, para que aprendam a lição da tolerância; devem ser compreendidas, para que aprendam a compreender; devem ver exemplos de altruísmo, para que aprendam a não serem egoístas... Ambiente de amor, de afeto, de carinho e de respeito, associado a frases e expressões do dia a dia que transmitam os mais variados valores humanos, religiosos e sociais, é o de que precisa uma criança para crescer bem educada!

Uilso Aragono.  (Setembro de 2014)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores