As máquinas
fotográficas digitais de hoje em dia são fantásticas! Mas nem sempre dão os melhores
resultados, por conta dos seus usuários... Gostaria de dar algumas orientações
sobre como evitar erros banais, mas que condenam uma foto a não ser aquilo que
deseja o seu autor. Sou apenas um fotógrafo amador que usa máquina
semiprofissional, mas que estudou e continua estudando para que minhas fotos
saiam, pelo menos, dentro das minhas expectativas: sem grandes erros de
enquadramento, de focalização, de exposição (luz de mais ou de menos), etc.
Abaixo, partilho com vocês, que me leem, um pouco de minha experiência e
aprendizagem.
INTRODUÇÃO
Fotografia quer
dizer “registro da luz”. Isto já nos ensina que para uma boa foto a avaliação
da luz do ambiente é importantíssima. Então, uma primeira atitude do fotógrafo
é prestar atenção na luz sobre o “objeto” e ajustar o que for necessário para
que a foto saia boa.
Mas o que é o “objeto”
de uma foto. Objeto é o assunto principal da foto. Pode ser um rosto ou vários
(retrato), uma paisagem, uma edificação bonita, um cachorrinho simpático, etc.
Por isso o nome que se dá à parte da máquina que abre e fecha, rapidamente,
para deixar entrar a luz é “objetiva”. O objeto deve ser bem enquadrado e
iluminado, para que o resultado final da foto não decepcione o fotógrafo.
Vamos, então, ver
algumas dicas simples, mas que vão deixar a suas fotos muito mais bonitas!
USO DO FLASH
O Flash,
isto é, a rápida luz que a máquina fotográfica projeta para iluminar o objeto
da fotografia, não existe apenas para ambientes escuros! É para ser usado,
também, em outras situações. Portanto, o flash deve ser usado (isto é,
selecionar o “forçar o flash”) se...
· O rosto estiver com luz e sombras; mesmo,
portanto, sob o sol forte (num ambiente ensolarado).
· Houver pouca luz no ambiente (o flash no “automático” pode não ser
acionado e a foto, resultar escura).
· Houver luz no fundo do objeto (uma janela, por
exemplo, deixando entrar muita luz atrás das pessoas a serem fotografadas).
Em resumo: o flash deve ser usado (no modo “forçar flash”) ou não ser usado. Aprenda a
selecionar o modo de flash. O modo automático não é muito bom porque é
sensível, apenas, à luz do ambiente e não à luz “sobre” o objeto. OBS.: a) o
modo “fácil” das máquinas é sempre com flash
automático, portanto, não contribuirá muito para boas fotos... b) a
distância ao objeto, com uso de flash
não deve passar de três (3) metros: o alcance da luz não é mais do que isto, a
não ser para máquinas profissionais poderosas, e com flash externo.
DISTÂNCIA DO
OBJETO
Aproveitando que
foi falado em “distância” ao objeto, este é outro cuidado que devemos ter para
boas fotos. E é um cuidado simples. Tirar foto de uma pessoa (objeto escolhido)
de uma distância de 6, 7 metros não é uma boa ideia: talvez nem dê para
perceber quem seja a pessoa... A regra geral é: posicione o objeto o mais perto
possível da máquina. Algumas orientações podem ser dadas:
·
Retratos devem ser feitos a pouca distância: é o
rosto que importa!
·
Paisagens, naturalmente, podem ser fotografadas
a distâncias maiores.
· Se o objeto for duplo (pessoa à frente de uma
bonita catedral, por exemplo), a pessoa deverá estar o mais perto possível, e o
outro objeto completando a foto. Mesmo que não caiba toda a ‘catedral’, parte
dela já embelezará a foto e cumprirá o papel de registrar a presença da pessoa
no local. Se quiser a ‘catedral’ inteira, faça a foto apenas desta,
enquadrando-a mais de longe.
ENQUADRE BEM
A FOTO
Falando em “enquadramento”,
devemos explicar o que significa isto. Enquadrar é colocar dentro do quadro (a
foto é, normalmente, quadrada, ou quase). Uma regra básica que aprendemos para
boas fotos é:
· Evitar colocar o objeto no centro da foto. Deixar o objeto levemente descentralizado torna a
foto esteticamente mais bonita. Deslocar, portanto, o objeto (o rosto, por
exemplo) à direita do quadro, deixando aparecer outros elementos interessantes
à esquerda, vale a pena.
SEGURE FIRME
Apesar de as
máquinas fotográficas digitais de hoje terem o recurso de “anti tremor”, não é
bom confiarmos demais nesse recurso: não é totalmente garantido. A foto,
depois, ao ser um pouco ampliada, na tela ou na impressão, revelará o tremor
das mãos, naquele momento, borrando a imagem: que pena! A regra básica é,
portanto:
· Sempre bata a foto com as duas mãos segurando a
máquina, seja um celular, seja uma máquina fotográfica convencional. Você não vai
se arrepender deste pequeno cuidado! Usar apenas uma mão para bater uma foto é
atitude temerária...
ORIENTE OS
RETRATOS
Nas tradicionais
fotos de retratos de parentes e amigos, juntos, não se envergonhe de orientar as
pessoas – como fazem os profissionais! – para que tenham o melhor
posicionamento. Tirar fotos muito “naturais” pode ser interessante no momento,
mas, depois, na hora de apreciar a foto, pode ser uma decepção!... As regras
podem ser as seguintes:
· Cuide para que não fique ninguém sendo tapado
por outra pessoa à sua frente – uma pequena orientação e o grupo se arruma.
· Avise sobre o momento do click, para que ninguém seja pego de surpresa olhando para o lado.
·
Confira a foto logo após a tomada, e se alguém
ficou com olhos fechados ou com careta ou algum erro que prejudique o resultado
desejado, tire mais uma.
· Se não houver tempo para a conferência acima,
acostume-se a tirar mais uma foto do mesmo grupo: serão maiores as chances de
uma ficar boa. Os profissionais fazem assim!
· Cuide, também, para não cortar as mãos (logo
acima do punho) das pessoas: o resultado não fica bonito!
·
Se alguém insistir em fechar os olhos,
instintivamente, a solução é o uso do recurso “eliminar olhos vermelhos”, mas
que somente deve ser usado se houver necessidade, mesmo. Por duas razões: a) o
computador permite, facilmente, eliminar possíveis olhos vermelhos das fotos;
b) o flash inicial, para evitar os
olhos vermelhos, consome muita bateria, o que pode antecipar, em muito, o fim
de seus momentos de fotógrafo, quando você mais gostaria de continuar fotografando.
Com essas
dicas, as suas fotos ficarão muito mais bonitas! E você não passará por
costumeiras decepções por que passam aqueles que gostam de tirar fotos, mas não
têm nenhuma preocupação em evitar os erros básicos acima mencionados.
Uilso Aragono (Julho/2014)
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