sábado, 29 de junho de 2019

OS MILAGRES DE JESUS NO EVANGELHO DE MATEUS – PARTE II


Os milagres de Jesus, descritos nos quatro Evangelhos, são obras maravilhosas e, verdadeiramente, arrebatadoras! São capazes de nos encantar a todos e de provocar uma profunda reflexão sobre quem é este Homem, capaz de tantos feitos impossíveis aos homens comuns... O texto abaixo procura identificar, a partir de uma busca nos Evangelhos, quais são esses milagres, e apresenta-os por meio de uma breve descrição, inicialmente, em relação ao Evangelho de S. Mateus.


13. A MULHER QUE SOFRIA DE HEMORRAGIA: Nesse momento, chegou uma mulher que fazia doze anos vinha sofrendo de hemorragia. Ela foi por trás e tocou a barra da roupa de Jesus, porque pensava: “Ainda que eu toque só na roupa dele, ficarei curada.” Jesus virou-se e, ao vê-la, disse: “Coragem, filha! Sua fé curou você.” E, desde esse momento, a mulher ficou curada (Mt 9, 20-22). – Este milagre nos mostra que, mesmo sem o Mestre ter consciência do pedido da pessoa, a fé desta é suficiente para que o poder divino de Jesus se manifeste. Bem diferente de certos milagres que certos “milagreiros” (e embusteiros), ao longo da história, se propunham fazer.

14. A CURA DE DOIS CEGOS: (...) dois cegos o seguiram gritando: “Tende piedade de nós, filho de Davi”. (...) Então Jesus perguntou: “Vocês acreditam que eu possa fazer isso?” Eles responderam: “Sim, Senhor.” Então Jesus tocou os olhos deles dizendo: “Que aconteça conforme vocês acreditaram.” E os olhos deles se abriram (Mt 9, 27-29). – Jesus apenas pergunta se eles acreditam em Seu poder de curar. E, diante da resposta positiva, Ele os toca e cura. Um simples toque, sem muitas palavras, sem orações, sem qualquer ritual. É o poder divino em ação instantânea!

15. A CURA DE UM MUDO ENDEMONIADO: (...) levaram a Jesus um mudo que estava possuído pelo demônio. Quando o demônio foi expulso, o mudo falou, e as multidões ficaram admiradas e diziam: “Nunca se viu uma coisa assim em Israel.” (Mt 9, 32-33). – Neste episódio, o poder de expulsar demônios é patente: expulso o demônio, que impedia a vitima de falar, esta, uma vez liberta, volta a poder falar. O mutismo aqui, não era de fundo físico, mas espiritual: uma força espiritual imunda tornava a pessoa muda... Onde está Jesus, não pode estar o demônio.

16. JESUS RELATA SEUS MILAGRES: (...) Jesus respondeu: “Voltem e contem a João o que vocês estão ouvindo e vendo: os cegos recuperam a vista, os paralíticos andam, os leprosos são purificados, os surdos ouvem, os mortos ressuscitam e aos pobres é anunciada a Boa Notícia. E feliz aquele que não se escandaliza por causa de mim!” (Mt 11, 4-6). – O próprio Jesus resume, para João, os seus milagres, que inclui o anúncio da Boa Nova aos pobres, que não deveria ser motivo de escândalo para ninguém. Porque, para a mentalidade da época, o Messias não seria um taumaturgo nem um mensageiro de Boas Notícias, mas um líder guerreiro e poderoso e disposto a libertar Israel do domínio romano. 

17. CURA EM DIA DE SÁBADO: (...) os fariseus perguntaram: “É permitido fazer cura em dia de sábado?” Jesus respondeu: “Suponham que um de vocês tenha uma só ovelha, e ela caia num buraco em dia de sábado. Será que ele não a pegaria e não a tiraria de lá? Ora, um homem vale muito mais do que uma ovelha! Logo, é permitido fazer uma boa ação em dia de sábado.” Então Jesus disse ao homem: “Estenda sua mão.” O homem estendeu a mão, e ela ficou boa e sadia como a outra (Mt 12, 10c-13). – Jesus, mais uma vez, mesmo em dia de sábado, por um comando simples, curou uma mão paralisada. Só não fez o milagre de converter as mentes paralisadas pelo preconceito, pelo orgulho e pela vaidade dos fariseus.

18. CURA DE UM ENDEMONIADO CEGO E MUDO: Então levaram a Jesus um endemoniado cego e mudo. Jesus o curou, de modo que ele falava e enxergava. E todas as multidões ficaram admiradas e perguntavam: “Será que ele não é o filho de Davi?” (Mt 12, 22-23).– Mais uma vez, Jesus, instantaneamente, cura cegueira e mutismo de origem espiritual. Isto levou o povo a pensar na possibilidade de que Jesus fosse o filho de Davi, o Messias.

19. CURA DE VÁRIOS DOENTES: Ao sair da barca, Jesus viu grande multidão. Teve compaixão deles e curou os que estavam doentes (Mt 14, 14). – Naquela época, no meio de uma multidão, deveria haver muitos doentes. E Jesus curou a todos. Não se diz que tenha curado alguns; mas, sim, a todos! Que poder enorme manifestava Jesus! E mesmo assim, as autoridades não acreditavam nele. Por que razão?... Ciúmes, inveja, orgulho?...

20. A MULTIPLICAÇÃO DOS PÃES: Os discípulos responderam: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes.” Jesus disse: “Tragam isso aqui.” Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Depois, pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu, pronunciou a bênção, partiu os pães, e os deu aos discípulos; os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos (Mt  14, 17-20a). – Muitos querem interpretar esse milagre como se tivesse sido, apenas, o efeito de uma solidariedade e partilha de pães e peixes que já estariam nas bolsas de muitos dos presentes. Mas a verdade é que a situação descrita era de penúria e de falta de alimentos: “Só temos aqui cinco pães e dois peixes.” Portanto, só nos resta aceitar que, mais uma vez, o Senhor demonstra, claramente, o seu poder divino por meio deste verdadeiro milagre.

21. JESUS ANDA SOBRE AS ÁGUAS: Entre as três e as seis da madrugada, Jesus foi até os discípulos, andando sobre o mar. Quando os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: “É um fantasma!” E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: “Coragem! Sou eu. Não tenham medo.” (Mt 14, 25-27). – Será que em relação a este fato miraculoso há os que queiram interpretar como sendo um “sonho”, uma “miragem”, um fenômeno de hipnose coletiva? A verdade é que, Jesus, para demonstrar o seu poder divino aos seus discípulos, que precisavam acreditar, realizava ações surpreendentes, como outras conhecidas: a transfiguração, a multiplicação de pães e peixes, a pesca milagrosa, o controle das tempestades (descrita a seguir).

22. PEDRO ANDA SOBRE AS ÁGUAS: Então Pedro disse: “Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre as águas.” Jesus respondeu: “Venha.” Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. Mas ficou com medo quando sentiu o vento e, começando a afundar, gritou: “Senhor, salva-me!” Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: “Homem fraco na fé, por que você duvidou?” (Mt 14, 28-31). – Observe-se que Jesus repreende a Pedro justamente sob o aspecto que ele queria aprimorar nos seus discípulos: a fé, a confiança no poder divino de Jesus.

23. JESUS CONTROLA A TEMPESTADE: Então eles subiram na barca. E o vento parou. O que estavam na barca se ajoelharam diante de Jesus, dizendo: “De fato, tu és o Filho de Deus.” (Mt 14, 32-33). – Quem pode controlar tempestades, senão Deus? Era este testemunho que Jesus esperava que pudessem dar, e conseguiu. Embora isto não tenha sido suficiente para que permanecessem com Ele quando foi preso no monte das Oliveiras...

24. A CURA DOS DOENTES DE GENESARÉ: Então levaram a Jesus todos os doentes e pediram para que pudessem, ao menos, tocar a barra da roupa dele. E todos os que tocaram, ficaram curados (Mt 14, 35b-36). – Podemos imaginar a fila de pessoas doentes passando em frente a Jesus e tocando sua roupa!... Jesus deve ter aceito essa “metodologia” sugerida pelo povo do local, pelo fato de haver um número muito grande de doentes, tendo sido mais fácil e simples que eles fossem até Jesus, que ficaria parado em um local conhecido enquanto a multidão de doentes era levada até ele.

– CONTINUA NA PARTE III, NO PRÓXIMO BLOGUE.

//Desejando ler a parte anterior, basta clicar no link abaixo:
https://mondaespero-blog-uilso.blogspot.com/2019/05/os-milagres-de-jesus-no-evangelho-de.html

Uilso Aragono. (Junho de 2019)

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores