Dando continuidade às regras para uma direção segura, apresento mais 10 novas regras, além daquelas já citadas no meu post de 02/nov/2008. São regrinhas que poderão, se seguidas com boa vontade e desejo de aumentar a própria segurança, efetivamente contribuir com um trânsito mais seguro para todos!
- Conscientizar-se, por meio de profunda reflexão, que o carro é, em primeiro lugar, um meio de transporte, de deslocamento, e nunca um meio de diversão ou lazer, e muito menos uma arma a ser apontada para nossos concidadãos.
- Olhar sempre para trás, ao frear, e pisar no freio de forma pulsada, para chamar a atenção do motorista que vem atrás. Sempre manter suficiente distância do veículo à frente e estar sempre atento ao fato de que ele poderá frear repentinamente! – neste caso, a distância suficiente e a reação rápida garantirão a segurança.
- Confiar apenas em carro parado no outro lado de um semáforo. Não confiar cegamente em sinal verde! Colisões acontecem porque um motorista aproximando-se de um sinal que se torna verde, acelera o veículo... ou quando o motorista procura “aproveitar” o sinal amarelo, e também acelera... São situações com grande potencial de acidentes.
- Não se permitir distrair-se enquanto dirige. E fontes perigosas de distração são o uso do telefone celular, alguma TV portátil, comer dirigindo, ouvir rádio ou qualquer fonte sonora em alto volume, conversar sobre assuntos sérios, etc... Permitir que o “piloto automático” (o automatismo do ato de dirigir) tome conta do volante, é abrir mão da segurança, pois tal automatismo somente funciona bem para situações normais. Se houver necessidade de uma freada abrupta, de uma reação rápida, esta não acontecerá..
- Buscar, sempre, identificar outros “veículos”, durante a direção, especialmente as bicicletas. Estas normalmente circulam sem respeitar qualquer regra (o que precisa urgentemente ser mudado!): nas calçadas, na contra-mão, no canteiro central, além de atravessar semáforos fechados e em velocidades relativamente altas.
- Imaginar previamente o percurso, ao sair para algum lugar, para evitar mudanças abruptas de direção. Não fazer isto é sujeitar-se ao aumento da chance de acidentes.
- Manter-se, sempre que possível, na faixa do meio, se esta existir. Passar para a direita ou para a esquerda quando já souber que deverá tomar uma direção correspondente. E não esquecer de sempre sinalizar com a seta a intenção de mudança de faixa!
- Atentar sempre para o chamado “ângulo morto”, que dificulta ou impede a visão de um outro carro que esteja com seu paralama dianteiro alinhado com a linha do para-brisa traseiro do próprio carro. Esta falta de visão obriga o motorista a verificar, com cuidado!, a presença de tais carros antes de mudar de faixa. Fazer isto usando apenas o retrovisor externo é candidatar-se, fortemente, a um acidente. Especialmente com motoqueiros!
- Aprender a usar o sistema de “retrovisor a 90º”! Este sistema é tão importante para a eliminação do “ângulo morto” que sua explicação está aqui abaixo. Sugere-se consultar blog a seguir, para melhor conhecimento do assunto, no sítio da internet: http://blogcarburado.blogspot.com/2008/09/como-ajustaros-espelhos-retrovisores.html. A única ressalva que faço, é que o estacionamento do carro lateralmente resulta um pouco dificultado, justamente pela falta de visão da sua lateral: mas nada que um olhar pela janela não possa resolver, se necessário.
Maneira correta de ajustar o espelho retrovisor
Segundo Felício Schilingovski Félix, analista técnico do Cesvi (Centro de Experimentação e Segurança Viária), o importante no momento de se ajustar os espelhos é obter melhor visão periférica, aumentando o ângulo de visão. "Os espelhos retrovisores externos tanto direito quanto esquerdo devem ser ajustados de modo a se enxergar o mínimo possível das partes laterais do carro. Olhando de cima, os retrovisores estão em ângulo de 90 graus. À medida em que fecha este ângulo, diminui a visão lateral e se enxerga mais o carro e menos o lado externo. O certo para se ajustar corretamente o retrovisor é, partindo de um ângulo mais aberto, onde não se veja nada do automóvel, fechar gradativamente. Quando se começa a enxergar um pouquinho do veículo, é preciso voltar e a partir daí enxerga-se o ambiente externo. Tem que enxergar o mínimo possível da lateral e o máximo possível da área refletora do meio externo. Uma boa relação de visão com o retrovisor significa que tem uma área cega, sempre vai ter, mas se consegue ter bom alcance visual, um bom campo de visão para conduzir o carro", explica.
- Nunca sair antes de um ônibus (ou veículo igualmente grande), estando um ao lado do outro em um semáforo fechado! Se a luz vai a verde, algum carro ainda poderá estar passando e o ônibus não permitirá sua visão!... A figura abaixo esclarece esta situação perigosa.
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