domingo, 30 de setembro de 2018

O QUE É A IGREJA CATÓLICA?


O artigo é uma proposta de reflexão sobre o significado da Igreja Católica para seus próprios membros e para o mundo. Visa a esclarecer alguns aspectos ainda confusos na cabeça de muitos cristãos, católicos e não católicos.

INTRODUÇÃO

O que não é a Igreja? A Igreja não é o templo! A Igreja não é o Papa com os bispos e padres. A Igreja não são as pessoas que se unem para rezar. O que é a Igreja, então? A Igreja é tudo isso junto! A Igreja somos todos nós, os cristãos leigos, unidos com o Papa e os bispos e padres, com os religiosos, e com os templos, que são a casa da Igreja! A Igreja é a união de tudo isso, que forma como que um corpo, cuja cabeça é o próprio Cristo!

A Igreja é, ainda, o corpo místico de Cristo, que se expressa, no mundo, através do testemunho e da santificação dos cristãos, com o objetivo de santificar e salvar as pessoas: as almas que o Senhor criou para a vida e a felicidade eternas.

TRAÇOS DA IGREJA DE CRISTO

Diz-se que a Igreja de Cristo tem algumas características, ou algumas notas, ou, ainda, alguns traços que a identificam e a descrevem. A própria Igreja Católica costuma denominar-se, mais completamente, por meio desses traços: Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica.

IGREJA UNA

A Igreja Católica é UNA por ser a única Igreja que o próprio Cristo fundou e para quem orou ao Pai: "Para que todos sejam um, assim como tu, Pai, estás em mim e eu em ti, para que também eles estejam em nós e o mundo creia que tu me enviaste” (Jo 17, 21).

IGREJA SANTA

A Igreja Católica é SANTA porque constitui o “corpo místico de Cristo”: é a presença estendida do próprio Cristo, no mundo, conforme suas próprias palavras: “Eis que estarei convosco até o fim dos tempos” (Mt 28,20). A Igreja é o corpo “místico”, porque não é o seu corpo humano, mas uma presença espiritual, garantida pela força do Espírito Santo, por meio de graças e bênçãos espirituais. Pecados, quem os comete são os filhos da Igreja; são o “pessoal” da Igreja...

IGREJA CATÓLICA

A Igreja é CATÓLICA porque foi enviada, por Jesus Cristo, a batizar e evangelizar todos os povos: é, portanto, uma Igreja para todos, isto é, uma Igreja Universal, que é o sentido da palavra “católica”.
A Igreja é APOSTÓLICA porque constituída, desde os seus primórdios, pelos seus apóstolos – que significa “enviados” – e pelos seus sucessores legítimos, até os dias de hoje, particularmente pelo sucessor atual de Pedro, o Papa Francisco, o 266º papa da história cristã.

OUTROS TRAÇOS AINDA POSSÍVEIS

A Igreja Católica ainda pode ser caracterizada por ser uma igreja “PERSEGUIDA”. Desde os tempos da Igreja primitiva, os cristãos são perseguidos, presos e mortos por seguirem o “Caminho”, por acreditarem no Cristo Crucificado, por acreditarem na Vida Eterna. São os santos mártires da Igreja. E, até hoje, são os cristãos perseguidos em várias partes do mundo, especialmente no mundo comunista e em algumas regiões muçulmanas, dentre outras.

É, ainda, um outro traço da Igreja Católica o ser “SACRAMENTO DE SALVAÇÃO PARA O MUNDO”, na medida em que, conforme as palavras de seu Fundador: “Vós sois o sal da terra (...); vós sois a luz do mundo (...)” (Mt 5, 13.14). Sendo o sal e a luz elementos vivificantes, assim, deve é a Igreja para o mundo: sacramento de vida nova, de salvação, de santificação.

Um último traço da Igreja Católica está ligado à sua duração: por durar tanto tempo, cerca de dois milênios, não pode ser uma instituição puramente humana. Por isso a Igreja tem, também, a característica de ser “HUMANO-DIVINA”. E é, justamente, por ser Divina, que podemos acreditar na importância da Igreja para o mundo.

POR QUE PRECISAMOS DA IGREJA

Porque ninguém se salva sozinho. Precisamos uns dos outros para exercitarmos nossa fé e nossa caridade. Cristo deseja que estejamos unidos e reunidos em torno dele. É Ele mesmo quem nos ensina: “Porque, onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles” (Mt 18,20). O caráter coletivo, portanto, se impõe sobre o caráter individual da fé. Por isto precisamos da Igreja; precisamos “ser” Igreja; precisamos estar juntos e unidos – como Igreja – ao Senhor.
Precisamos da Igreja, porque é nela que encontramos os SACRAMENTOS deixados por Jesus: são sinais eficazes da graça divina; que cumprem o que prometem! Com eles e por meio deles, os cristãos encontram forças e auxílio para vencerem as tentações do pecado e alcançarem a salvação.
O maior dos sacramentos, dentre os sete existentes, é a EUCARISTIA. Este é o alimento especial que o próprio Cristo desejou que fosse nosso socorro. Portanto, participar da missa de forma mais frequente (além da dominical) é a forma mais eficaz de crescimento na fé, na caridade e na santidade. E o mundo agradece nossa participação eucarística, uma vez que comungando, os cristãos católicos estamos sendo sacramento de salvação, também, para mundo.
IMPORTÂNCIA DA IGREJA PARA O MUNDO

Por tudo o que já foi escrito acima, pode-se concluir tal importância para o mundo. Em resumo: a Igreja Católica foi instituída para levar a mensagem de salvação para o mundo; é sacramento de Salvação, também, para o mundo; por meio dela o mundo recebeu, e continua a receber, os valores cristãos de amor, de caridade, de santidade, de perdão mútuo, de valorização das mulheres, etc.

CONCLUSÃO

A Igreja é nosso caminho mais seguro e mais rápido para o Céu. O próprio Cristo é nosso Advogado, nosso guia: “Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”. E Ele está na Igreja! Ele “é” a Igreja. Ele é a Cabeça da Igreja.

Uilso Aragono. (Set. de 2018)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores