domingo, 31 de maio de 2015

JOVEM DEMAIS PARA SER EXTREMISTA E FANÁTICO

A atração que muitos jovens têm demonstrado pelo Exército Islâmico só mostra como tem falhado nosso sistema educacional em todo o mundo! Se tais jovens se identificam, tão cedo, com um grupo que pode, racionalmente, ser classificado como um grupo extremista e fanático é porque não foram atingidos pelas belas mensagens de uma educação pautada pela razão e pelo humanismo. 

A humanidade colhe os frutos de seu desleixo com relação à formação humanista e racional de seus jovens. Hoje, enfrentamos, como nunca, um grupo deliberadamente extremista, fanático e, por consequência, violento ao extremo. E se dizem e se acreditam religiosos, crentes em Deus e proponentes de uma sociedade melhor! ...  Quanta confusão mental! Quanta falta de boa educação! Quanta confusão entre Deus e o diabo!

RADICALISMO E FUNDAMENTALISMO
Para aprofundarmos um pouco o tema proposto, há que se esclarecer os termos acima: radicalismo (que se distingue, totalmente, de extremismo) e fundamentalismo (que se distingue de fanatismo). O radicalismo, de uma forma simples, e também, de certa forma, o fundamentalismo, são atitudes, posições de uma pessoa que, no trato com questões da vida, vão ao fundo, ao fundamento, à raiz da verdade em que acreditam, procurando ser coerentes, consistentes e radicais, com a sua crença ou seu conhecimento. São, ambas, enfim, posições humanas e racionais e, portanto, marcadas por uma boa dose de humildade e flexibilidade.
EXTREMISMO E FANATISMO
Já o extremismo e o fanatismo são atitudes que, embora, também baseadas em crenças radicais – que vão às raízes – são profundamente afetadas por um orgulho fundamental, que leva seus adeptos a impor aos outros, de forma desumana e irracional, suas crenças e sua visão de vida (cosmovisão), ou sua filosofia de vida, não dando qualquer margem para formas alternativas. A violência, portanto, é filha natural do extremismo e do fanatismo, enquanto a não violência e o pacifismo são filhas do radicalismo, do racionalismo e do humanismo (até mesmo fundamentalista).

EDUCAÇÃO DOS JOVENS

Os jovens devem ser educados, preferencialmente, como radicais ou extremistas? Como fundamentalistas ou fanáticos? Que adultos queremos que nossos jovens venham a ser? Desejamos adultos equilibrados e radicais, ou desequilibrados e fanáticos? Não há dúvidas de que esta situação de vida de um adulto seja resultado dos processos educacionais durante sua formação. E é, justamente, este processo de formação educacional, global, que necessita ser corrigido, urgentemente, para que nossos jovens aprendam a ser radicais – isto é, coerentes com o que pensam e acreditam –, sem ser extremistas; a ser fundamentalistas – no sentido de buscarem os fundamentos e não ficar somente na superfície das coisas –, mas sem serem fanáticos... Que a Educação – com E maiúsculo – seja valorizada e aperfeiçoada em nosso Brasil e no mundo, para que nossos jovens aprendam a ter paciência até atingirem a experiência da idade adulta (consideremos esta como a partir dos 35 anos) para, então, e somente então, firmarem, definitivamente, suas mais fundamentais posições de vida.

EXTREMISMO JOVEM E INSANO

Que nossos jovens não acreditem que uma atitude aprendida no alvorecer da vida possa ser a mais acertada e a mais perfeita cosmovisão de um ser humano! Que eles saibam esperar a maturidade! Que não sejam como tantos jovens que estão se alistando no Exército Islâmico e pondo toda a sua vida, e toda a sua fé, nas mãos de um líder que acredita que seja o salvador do mundo! E para segui-lo acreditam que a violência da decapitação seja o caminho para um mundo melhor! ...  Que visão mais ingênua, mais infantil! Como aceitar que seja normal que um jovem mascarado, de 26 anos, apareça em vídeos, tentando dar lições aos dirigentes do mundo por meio da decapitação ou do fuzilamento de seres humanos – como ele! Haverá futuro para esse rapaz, já identificado e já sendo caçado pelo polícia internacional? É isto que ele quer para sua família? E por que utilizar máscara, se ele acredita que esteja agindo em nome de Deus? Um pouco mais de educação verdadeira e de experiência de vida talvez fizesse a diferença para esse rapaz, e para milhares de outros que estão perdendo a vida nas guerras patrocinadas por grupos extremistas. E faria diferença para o mundo e para a humanidade, que não estaria passando pelos horrores de assassinatos frios e desumanos – filmados e divulgados na internet!

Que Deus nos ajude a superarmos toda essa violência pela Educação verdadeira de nossos jovens!

Uilso Aragono. (Maio de 2015)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores