sábado, 28 de fevereiro de 2015

QUANDO TERMINA A QUARESMA?

A Quaresma suscita muitas dúvidas nos católicos! E, de fato, se forem contados todos os dias de penitência, desde a quarta-feira de cinzas até o sábado santo, anterior ao domingo da Páscoa, chega-se ao número 46 (quarenta e seis). Mas, não são quarenta os dias da Quaresma? ... Será, então, que a Semana Santa não pertence à Quaresma? Neste caso, a Quaresma terminaria no domingo anterior à Páscoa? Essas dúvidas serão causa de reflexão, a seguir, com referência às orientações do conhecido e muito estudioso Pe. Paulo Ricardo (https://padrepauloricardo.org/), divulgadas em um de seus vídeos.

Já escrevi um blogue sobre a Quaresma (março/12), onde procurei explicar, com base nas orientações do Pe. Paulo, onde tratei dos seguintes aspectos: origem da Quaresma; origem da Páscoa; data móvel para a Páscoa; e para viver bem a Quaresma.

Agora pretendo ser bem mais objetivo e mostro, a seguir, um quadro/calendário para tentar deixar bem claro e visualizável os quarenta (40) dias da Quaresma. 


(Domingo nunca é "Quaresma")



1ª Sem Q.
2ª Sem Q.
3ª Sem Q.
4ª Sem Q.
5ª Sem Q.
6ª Sem Q.

Dom






D. Ramos
Páscoa
Seg

5
11
17
23
29
35

Ter

6
12
18
24
30
36

Qua
1
7
13
19
25
31
37

Qui
2
8
14
20
26
32
38

Sex
3
9
15
21
27
33
39

Sáb
4
10
16
22
28
34
40



Logo de início, verifica-se, neste quadro, que a Quaresma, tem, de fato, quarenta dias (40). São os quarenta números (de 1 a 40) que estão dentro das bordas azul escuras. Observe-se que os domingos estão fora da Quaresma!

DOMINGO NUNCA É "QUARESMA"

Para entender a Quaresma, nos explica o Pe. Paulo Ricardo, é preciso entender que o domingo é, sempre, o dia do Senhor! Domingo vem de Dominus, do latim. E, neste sentido, é sempre um dia de “páscoa”, é sempre um dia de alegria e louvor ao Senhor que, como “Sol Nascente, nos veio visitar”.  É sempre um  dia que nos lembra a Ressurreição do Senhor! Interessante, ainda, notar que domingo, em inglês, é “sunday”, que quer dizer “dia do Sol”. Para nós, cristãos, este Sol é Jesus. Portanto, não pode, efetivamente, ser um dia de penitência, isto é, de Quaresma! Fala-se em “domingo da Quaresma” por ser um domingo  do Tempo da Quaresma, mas o  próprio dia está fora do espírito da Quaresma. Os exercícios quaresmais estariam, em tese, portanto, dispensados nesses dias de domingo da quaresma...

PÁSCOA É DATA MÓVEL

Para os que ainda não leram minha explicação no blogue de março/2012, aqui vai um trecho que explica como se determina o domingo da Páscoa, que é uma data móvel: “Este ficou determinado como sendo o primeiro domingo logo depois da primeira Lua cheia do início da primavera no hemisfério norte (ou do outono no hemisfério sul), ou o próprio domingo, se a primeira Lua cheia caísse num domingo”.

FAZENDO ALGUMAS CONTAS

Fazendo algumas contas para deixar, ainda mais claro o estudo dos dias da Quaresma. Todos os dias (com o domingo) das 6 semanas da Quaresma dão: 6 x 7 = 42. Mais os quatro dias desde a Quarta-feira de cinzas dá um total de 46 dias de “quaresma”, o que causa estranheza. Retirando-se, no entanto, todos os 6 domingos (em amarelo, no quadro acima), restam, exatamente, os 40 dias da Quaresma.

O ÚLTIMO DIA DA QUARESMA

O Sábado Santo é, portanto, o último dia da Quaresma. E, embora, ainda seja Quaresma, depois da Missa do fogo (Vigília Pascal), os cristãos já podem, se quiser, considerar terminados os exercícios quaresmais, pois essa Missa, como que fecha a Quaresma. Uma ceia gostosa, portanto, pode e costuma ser feita depois da Missa festiva da Vigília Pascal, em que a Ressurreição do Cristo foi ansiosamente aguarda e comemorada festivamente (fogos de artifícios!).

CONCLUSÃO

Com base nos estudos acima feitos, conclui-se que:

1.       Os domingos não pertencem, efetivamente, ao período de quarenta dias da Quaresma.

2.       O último dia da quaresma é o Sábado Santo.

3.       A Semana Santa está dentro da Quaresma. É apenas chamada de Santa, por ser uma semana muito especial.

Acredito que, lendo e relendo, e meditando sobre tudo o que está colocado acima, o cristão católico poderá compreender e viver melhor todos os sentidos da Quaresma. E agradecemos ao Pe. Paulo Ricardo pelas suas oportunas e esclarecedoras explicações em seus vídeos.

Uilso Aragono.   (Quaresma, fev./2014)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores