sexta-feira, 30 de maio de 2014

OS MAUS EXEMPLOS E A TRAGÉDIA BRASILEIRA

Quando olhamos em volta e vemos uma realidade brasileira assustadora, em termos de violência, corrupção, intolerância, acidentes de trânsito inaceitáveis, inundações com terríveis consequências, desabamentos de prédios e de casas em áreas de risco, e tantas outras situações dramáticas, nos perguntamos: que Brasil é este? Que povo é este? Que País é este?

RESPONSABILIDADE PESSOAL
Uma primeira resposta vem-nos à mente: é a formação educacional e cultural do brasileiro que deve estar por trás de todas essas tragédias. Se fossemos outras pessoas – mais bem educadas, com valores culturais mais positivos, com uma consciência mais séria – certamente o cenário seria outro, ou não?...

EDUCAÇÃO DE BASE
Dizem que até os analfabetos e pessoas de pouca escolaridade acreditam que a solução dos problemas brasileiros esteja na educação de base. Todos os políticos discursam nessa direção. E por que não se realizam tais crenças? Não será porque falta a seriedade de atitudes? Não nos acostumamos a pensar e falar sobre algo de uma maneira, e a viver e agir de outra? Não seria isto uma falha na nossa formação educacional e cultural?

CORRUPÇÃO: DESONESTIDADE PESSOAL
A questão da corrupção em todas as áreas – não só na área política! – não é, no fundo, uma questão de desonestidade? Se um ministro de um tribunal de justiça é capaz de desviar milhões de reais do dinheiro público para seu próprio bolso, é isto uma questão de “sistema” administrativo ou político, ou é uma questão de desonestidade pessoal? Certamente que um sistema administrativo mal elaborado e frágil em seus mecanismos de controle anticorrupção contribui para facilitar a prática da corrupção. Mas se o cidadão trabalhador tem a consciência da honestidade, ele trabalhará para que tais facilidades sejam eliminadas, e não, para delas aproveitar-se.

UMA INSTITUIÇÃO NÃO PRATICA VIOLÊNCIA FÍSICA
A violência e a criminalidade partem de pessoas, de indivíduos... Não são realizadas por instituições, por sistemas, por empresas ou por quaisquer estruturas sociais. São praticadas por pessoas, de carne e osso! São os próprios cidadãos brasileiros que roubam, agridem, assassinam, sequestram, uns aos outros... Portanto, se a causa de tantos males está no cidadão brasileiro, nele estará, também, a solução.

MAUS EXEMPLOS DIÁRIOS E DISSEMINADOS
E por que são tão disseminadas tais práticas de violência e criminalidade? Não será porque, além de termos uma Escola que não cumpre com o seu dever de formar bons e bem formados cidadãos, temos, também, abundantes e frequentes maus exemplos, especialmente daqueles que deveriam dar bons exemplos? O cidadão mal formado, pensa: se os políticos, os juízes, os administradores dos bens públicos, fazem coisas erradas, por que não posso eu, também, aproveitar oportunidades e tirar proveito pessoal?... E se multiplicam os desonestos, os corruptos, os preguiçosos, os violentos. E em todas as áreas e profissões. E o resultado é o que vemos: uma tragédia brasileira.

UMA PEQUENA LISTA DE MAUS EXEMPLOS
Os maus exemplos são tantos e em todas as áreas, que não é difícil listá-los. Para confirmar o peso negativo de tais maus exemplos podem ser citados alguns deles.

a)      Uma escola, ou universidade, ou repartição pública, cujos responsáveis não valorizam – por falha na sua formação educacional? – a limpeza do local, a manutenção da beleza e da segurança da edificação... que exemplos estão dando a todos os seus frequentadores diários, especialmente aos jovens? Estes, particularmente, são mais sensíveis aos maus exemplos do que os mais velhos, embora todos sejam influenciados negativamente. Acostumam-se, todos, com o mau feito, com a feiura, com a insegurança. E passam a viver conforme essa herança cultural maldita.

b)      Ministros de tribunais superiores que se permitem discutir intolerantemente e baixar o nível das discussões de maneira claramente ofensiva, e de caráter pessoal... que bons exemplos estão dando para todos aqueles que os estão assistindo, hoje, inclusive, por meio da televisão, nas transmissões ao vivo? Se os ministros de um STF – que constituem a mais alta instância do Poder Judiciário brasileiro! – brigam vergonhosamente, ofendendo-se mutuamente, que razões tem o cidadão brasileiro mais simples para seguir um padrão de comportamento diferente?

c)       Os cidadãos brasileiros que são motoristas – particularmente os profissionais do volante – quando dirigem ignorando por completo as leis do trânsito – que, afinal, foram feitas para a garantia da segurança, da vida e da liberdade de todos – que bons exemplos estão dando, uns aos outros e aos mais jovens, especialmente, quando dirigem dessa maneira? É incrível constatar como um mau exemplo no trânsito contamina os demais motoristas. É só algum deles começar a buzinar, em algum engarrafamento, que todos os demais se juntam a ele numa buzinação frenética, perturbadora e neurotizante, o que só contribui para piorar a situação anteriormente já problemática.

CONCLUSÃO

A tragédia brasileira, marcada por violência, criminalidade, intolerância, corrupção, pobreza extrema, administração pública caótica, dentre tantas outras mazelas, embora possa estar associada a algum nível de responsabilidade social, está, sobretudo, associada aos pequenos e grandes gestos pessoais de cada um dos cidadãos brasileiros. Especialmente daqueles que, por terem maior visibilidade – como nossos governantes, autoridades e políticos – deveriam agir de acordo com os maiores graus de civilidade, honestidade, responsabilidade e seriedade, para o bem de toda a sociedade. O problema brasileiro é nosso. E a solução está em cada um de nós!

Uilso Aragono.  (maio de 2014)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores