quarta-feira, 30 de abril de 2014

O AGORA É O MAIS IMPORTANTE – FILOSOFIA ANTIESTRESSE

Num mundo estressado e estressante como o atual, buscar uma filosofia de vida que venha a combater o estresse é algo que se pode tornar um caminho de saúde, paz e qualidade de vida. É sobre isto que trato neste artigo.

Pensando sobre como viver de tal forma a combater o estresse e as angústias de nosso tempo, que tanto nos incomodam e nos desgastam, tanto física quanto emocionalmente, e são fonte de tantos atritos interpessoais, ocorreu-me que a solução possa estar no simples “agora”...

Valorizar o “agora”

Valorizar o “agora” e aquilo que estivermos fazendo no momento presente, independentemente de sua “importância” social ou pessoal, talvez seja a chave – ou, pelo menos, uma chave – para a porta de um mundo de mais paz e tranquilidade e de menos estresse.

Preocupação é estresse mental e físico

Se refletirmos que o que nos angustia e nos estressa são nossas preocupações relativas ao trabalho, à vida social e à vida familiar, concluiremos que o nosso nível de estresse possa estar relacionado à atitude de “pensar” nos compromissos, de nos “preocuparmos” mentalmente com os afazeres de quaisquer ordens... Esse pensar nos sufoca, nos angustia, e pode ser a fonte de todo nosso estresse, tanto físico quanto mental.

Se for assim, estamos vivendo com pensamentos acelerados – como nos ensina o Dr. Augusto Cury, com sua teoria da SPA, isto é, da síndrome do pensamento acelerado – precisamos então, desacelerar nossos pensamentos...

Coragem de deixar para depois

Ocorreu-me, então, que se o problema é de caráter mental, a solução pode estar associada a uma mudança de atitude mental: valorizar o que estivermos fazendo agora, e, com coragem, deixarmos de lado o que virá depois. É uma questão, sim, de “coragem”, isto é, coragem de deixar para depois, ou para o tempo oportuno, o afazer seguinte, a ocupação seguinte, não permitindo que a preocupação com esta perturbe a presente tarefa, e gere a tão malfadada angústia, associada ao famoso estresse.

Filosofia de vida antiestresse

Valorizar, portanto, a ocupação presente, seja ela qual for, e por menor importância que possa aparentemente ter, é a filosofia que proponho ao leitor e que tenho procurado vivenciar, com resultados positivos. O simples lavar as mãos deve ser feito – seguindo esta filosofia de vida antiestresse – com valorização dessa ação, isto é, deve-se pensar no ato que se está realizando, no lavar das mãos, ocupando-se a mente com a ação presente, com o agora, tentando, até mesmo, extrair desse momento, o que possa haver nele de prazer! E isto se aplique para toda e qualquer ocupação do momento presente. Toda e qualquer ação tem seu valor e deve ser valorizada pela nossa mente: o pensamento estará sendo focado em algo que precisa ser feito e tem seu valor e – se procurarmos! – tem algo de prazeroso, de realizador, ou, pelo menos, de utilidade. Pensar no agora é não pensar no futuro, especialmente se o pensar na, e a valorização da, ação presente tornar-se um hábito vital.

Concluindo

Toda e qualquer ação do momento presente, portanto, deve ser valorizada e seu sentido e seu prazer devem ser buscados, conscientemente. Agindo assim, estaremos, inclusive, gozando a vida em plenitude. Pois já se diz por aí que a vida é feita de pequenos momentos, de pequenos prazeres, de pequenas emoções. Valorizar o agora é o mais importante, se quisermos ter uma vida com menos estresse, ou com o nível de estresse normal, e, portanto, é a melhor filosofia de vida antiestresse que podemos desenvolver e recomendar. E isto está de acordo com o que nos ensina a Bíblia: a cada dia sua malícia. A cada momento seu valor, a cada ação sua valorização. E o estresse, a angústia e o desgaste emocional com preocupações diante de futuras ocupações se dissipam como consequência dessa verdadeira filosofia antiestresse. E viva a vida com qualidade! E viva o agora! E viva o momento presente!


Uilso Aragono. (abril de 2014)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores