segunda-feira, 30 de setembro de 2013

A AVE MARIA ESTÁ NA BÍBLIA E NO CORAÇÃO DA IGREJA CATÓLICA


Este artigo visa a refletir sobre a origem da oração Ave Maria, tão rezada no âmbito da Igreja Católica, para esclarecimento dos católicos, em primeiro lugar. Se outros cristãos puderem usufruir algum esclarecimento, isto será considerado um fruto extra.

A Ave Maria é uma oração cristã e católica que está na Bíblia – a primeira parte – e tem a sua segunda parte nascida do coração da Igreja Católica, por inspiração do Espírito Santo de Deus que conduz a Igreja.
A primeira parte dessa singela oração cristã vem diretamente da Bíblia: “Ave (Maria), cheia de graça, o Senhor é contigo. Bendita és tu entre as mulheres, e bendito é o fruto do teu ventre!” (Lc 1, 28.42). É a saudação do Anjo Gabriel a Maria, precedendo a sua mensagem celestial de que ela viria a ser a Mãe do Salvador. A segunda parte nasce da fé da Igreja, que vai amadurecendo e sendo iluminada pelo Espírito Santo – iluminação esta garantida pelas palavras do próprio Jesus: “Eis que estarei convosco até o fim dos tempos”.

Críticas dos evangélicos à Ave Maria

Alguns católicos podem se questionar, legitimamente, por críticas de nossos irmãos evangélicos quanto a esta oração, em particular, e quanto ao culto a Maria, em geral, que existe na Igreja Católica. Mas as críticas, ao serem analisadas no âmbito da fé católica, podem ser, perfeitamente, rebatidas e esclarecidas. No “âmbito da fé católica”, ressalte-se, isto é, dentro do conjunto das verdades da fé cristã católica.
As críticas dos evangélicos ao Culto a Maria, e à oração Ave Maria, em particular, são feitas com os pressupostos das verdades da fé cristã evangélica ou protestante. Discutir o assunto com pressupostos tão diferentes não leva a lugar nenhum, talvez, apenas, a mútuas agressões e acusações, que, entre os irmãos que se dizem cristãos, guiados pelo “Amai-vos como Eu vos amei” constituirão um péssimo mau exemplo para o mundo não cristão.

Quais os pressupostos de fé dos evangélicos e dos católicos?

Enquanto os pressupostos de fé dos evangélicos são expressos pelas duas afirmativas básicas “Só a Bíblia” (sola scriptura, em latim) e “Só a fé” (sola fide, em latim), os pressupostos da Igreja Católica são mais complexos e baseiam-se, não só na Bíblia, mas, também, na Tradição Apostólica (que são os escritos dos primeiros bispos e santos da Igreja) e com o Magistério da Igreja (definições e dogmas oficiais produzidos pela hierarquia da Igreja, isto é, pelo papa e pelos bispos, sucessores dos apóstolos de Cristo). Em suma, a Igreja Católica tem suas verdades de fé baseadas na Palavra de Deus (Bíblia) e na Tradição e no Magistério da Igreja.

É somente com base nessa tríplice dimensão que caracteriza a Igreja Católica, que a oração da Ave Maria pode ser entendida como verdadeira e legítima oração cristã, bíblica e eclesial, ao mesmo tempo! Infelizmente, sob os pressupostos evangélicos, a Ave Maria, de fato, não tem sentido. E toda discussão é vã e maléfica...

Por que rezar (ou orar) a Ave Maria?

Para os católicos, e baseados nos pressupostos de fé acima esclarecidos, a primeira parte é bíblica e, como qualquer parte adequada da Bíblia – como os salmos –, pode ser aproveitada  pelo cristão como forma de oração.  A segunda parte é criada pela Igreja – entendida pelo conjunto de seus fiéis e sucessores apostólicos – para ajudar os católicos a entender a função de Maria: Santa Mãe de Deus, isto é, do Filho de Deus, e intercessora dos cristãos, que são pecadores, por natureza.

Por que rezar a Ave Maria repetidas vezes?

Rezar a oração Ave Maria, repetidas vezes, não significa considerar que Deus seja surdo ou não escute direito. Mas baseia-se, de certo modo, no próprio  exemplo de Jesus, no Getsêmani, durante seus momentos de agonia, quando – conforme Mt 26, 44 – “Deixando-os novamente, foi orar pela terceira vez repetindo as mesmas palavras”. Se Jesus orou ao Pai do Céu, num momento de extrema necessidade, ‘”repetindo as mesmas palavras”, por que não podemos nós fazer igual? Por algum motivo, deve agradar a Deus, a repetição – em clima de oração sincera e humilde – de uma oração dirigida a Ele. Assim orou Jesus; assim podemos e devemos nós orar! Daqui vem a conclusão de que repetir uma oração é  perfeitamente bíblico e cristão. Os católicos escolheram repetir a Ave Maria, na oração do Rosário, cento e cinquenta (150) vezes, apenas por inspiração da quantidade igual de salmos (150 salmos bíblicos).

Por que Santa Mãe de Deus?

Maria é considerada Santa, ou Santíssima, porque, para os católicos, baseados, novamente, nos seus pressupostos de fé acima explicitados, Jesus, o Filho de Deus, sendo três vezes Santo, não poderia, em hipótese alguma, ser gerado em um ventre humano que não fosse, igualmente, santíssimo. Pois a Bíblia nos ensina que Deus disse a Moisés: “Não te chegues para cá; tira os sapatos dos pés; porque o lugar em que tu estás é terra santa” (Ex 3, 4). O corpo – e toda a pessoa – de Maria, deveria, portanto, ser, igualmente, Santo, pois ali estaria habitando o Filho do Deus Altíssimo! Ela é, finalmente, considerada Santíssima, pois não pode haver outra pessoa mais santa do que aquela que foi predestinada a ser a Mãe do Salvador!

Por que pedir a intercessão de Maria?

  A Igreja nos ensina a pedir a intercessão de Maria pela interpretação do episódio das bodas de Caná da Galiléia, em que Maria se dirige a Jesus, e, em nome dos pais dos noivos, pede a Jesus que os ajude. O primeiro milagre de Jesus, em um aparecimento público, ocorre por manifestação de sua Mãe, que demonstra um espírito de Mãe dos homens e uma fé digna de uma Mãe divina.

Maria pode ouvir a todas as orações dirigidas a Ela?

Se Deus colocou Maria como intercessora, ou medianeira, de todas as graças – como ensina a Igreja Católica – Ele não deixará de providenciar que todas as orações dirigidas a Maria sejam, de alguma forma, que não podemos explicar, ouvidas por Ela. Podemos, também, acreditar que o próprio Deus ouve as orações dirigidas a Maria, pois, pelo simples fato de serem dirigidas a Ela – a Mãe do Filho de Deus! –, vão diretamente para o Coração de Deus.

Conclusão

A Ave Maria é uma oração belíssima e de grande poder junto do Coração de Jesus, pois ao orá-la, o cristão católico louva a Mãe, e, ao louvar a Mãe, louva mais ainda o Filho. O amor a Maria não tem outra consequência, senão levar o cristão a amar ainda mais a Jesus! Ninguém pode amar mais a Jesus do que aquele que, além de expressar por palavras e ações o quanto ama o Senhor, expressa, também, e de maneira especial, um grande amor àquela que foi e é amada com Amor Divino pelo próprio Jesus. Pois quem, em seu juízo perfeito, deixa de dedicar amor à mãe? Não seria diferente da parte de Jesus... Justamente porque Jesus, como filho perfeito e santo, ama tanto sua Mãe, como poderíamos nós, a exemplo de Jesus, não amar Maria como Ele o faz? A devoção a Maria e a oração Ave Maria, são, portanto, para nós, cristãos católicos, não somente  um apêndice de nossa fé, mas, sobretudo, uma parte essencial da vida do cristão, na medida em que, sem isto, nosso Amor a Jesus não seria completo.


Uilso Aragono. (setembro de 2013)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores