sábado, 29 de junho de 2013

RAZÕES PARA PROTESTAR POR UM BRASIL NOVO

As recentes manifestações populares ocorrendo por todo o Brasil nos fazem pensar sobre as razões que o povo tem para protestar nesta nossa Pátria Amada. Tem, e muitas... A seguir tento elaborar uma lista, sem ordem de prioridade, dessas possíveis razões para protestar, muitas delas estampadas de maneira nem sempre muito compreensível, mas que têm sua razão de ser.

Começo pelas razões mais comuns e mais citadas por qualquer cidadão brasileiro:

1.       Por melhores sistemas públicos, gratuitos e eficazes de educação, de saúde, de segurança pública e de transporte, além de um sistema político mais moderno, justo e que desfavoreça totalmente a corrupção.

Continuo com pontos mais específicos para o protesto:

2.       Pelo fim do inglês como disciplina obrigatória nos níveis fundamental e médio, por ser tempo e esforço perdidos, o que as décadas de experiência confirmam sem qualquer esforço. Inglês só se aprende com muita motivação, tempo, esforço e dinheiro...
3.       Por melhor formação e melhores salários para os professores, de todos os níveis. Afinal, com bons professores conseguem-se bons alunos e melhores futuros cidadãos. A educação é a chave para um País melhor; isto todos sabem, menos, aparentemente, os nossos políticos e governantes.

4.       Por melhor formação e melhores salários para todos os médicos, que são os principais responsáveis pela manutenção da boa saúde e pela sua recuperação. Não há necessidade de importação de médicos – ainda mais de baixa ou questionável qualidade –, mas sim de boas e eficazes escolas de medicina, com bons hospitais-escolas, e espalhadas por todo o Brasil, não apenas concentradas nas grandes capitais.

5.       Por salários mais baixos e pelo fim das absurdas e injustas regalias que têm os políticos em todos os níveis, totalmente em contraste com as lutas e os sofrimentos da maioria da população trabalhadora deste País.

6.       Por total transparência com os gastos públicos, particularmente com esclarecimentos convincentes sobre os recentes, atuais e futuros gastos com as copas das confederações (2013) e do mundo (2014), e da próxima olimpíada (2016).

7.       Por caracterização mais rígida e justa dos crimes de corrupção ativa e passiva, especialmente envolvendo agentes públicos.

8.       Pela obrigatoriedade de que os filhos dos políticos frequentem as escolas públicas, para que eles lutem por melhores escolas, junto com todo o povo brasileiro.

9.       Pelo fim das obras faraônicas e que não são concluídas, sendo apenas sorvedouros do dinheiro da população, que trabalha cerca de quatro meses por ano para pagar os impostos neste País. Lembrando: a Transamazônica e outras rodovias que ligam o nada a lugar nenhum...

10.   Pelo fim do desequilíbrio entre os três poderes, com o Governo Federal legislando por decretos e medidas provisórias e definindo nomes para o Judiciário. Para que servem, mesmo, o Judiciário e o Legislativo?...

11.   Para que o orçamento federal, aprovado, seja, efetivamente, realizado até o final do ano, com todos os investimentos previstos, efetivamente aplicados.

12.   Pelo fim do dinheiro do povo alimentando emendas de deputados; pelo fim do casuísmo na política.

13.   Pelo fim de todo e qualquer nepotismo em todos os níveis de governo.

14.   Pelo fim dos cargos comissionados que são, na verdade, cabides de emprego para alimentar o aparelhamento das instituições públicas em todos os níveis.

15.   Por meia-entrada para professores e alunos, em geral.

16.   Por uma efetiva reforma tributária em que o povo saiba, exatamente, quanto e onde paga de imposto, a cada mês.

17.   Pela revisão urgente do Estatuto da Criança e do Adolescente, para que seja superada esta situação atual de tanta criminalidade envolvendo crianças e adolescentes.

18.   Para que o NIÓBIO seja nosso e que o seu valor de exportação seja, de fato, o valor justo para um produto do qual o Brasil tem as maiores jazidas no mundo.

19.   Por um sistema penitenciário mais justo e humano, em que o preso tenha condições, de fato, de se ressocializar, e que não continue como hoje, um lugar de “pós-graduação” para formação de bandidos.

20.   Por um sistema de apoio às famílias vítimas da criminalidade, especialmente, para as vítimas de crimes hediondos.

A Pauta para reivindicações e protestos acima não é completa, mas dá uma mostra de tantas razões que têm os jovens e os cidadãos, em geral, neste nosso País, para protestarem. No entanto, nada justifica a violência que tem feito parte das manifestações por um Brasil Novo, sendo essa violência, inclusive, uma das bandeiras de protesto: pelo fim da criminalidade e da impunidade associada, que já chegou a níveis, verdadeiramente, insuportáveis, em todo o País. O povo não aguenta mais. O povo quer mudança. O povo quer um Brasil Novo!

Uilso Aragono.    (junho/2013)

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores