quarta-feira, 30 de maio de 2012

UM NOVO SIMULADOR PARA VOO ESPACIAL


Para mim foi agradável surpresa descobrir na Internet, pesquisando pelo Google, um novo simulador espacial (space flight simulator) denominado Orbiter! Para aqueles aficionados por astronomia e coisas afins e que, como eu, conheceram em 1994 um software chamado Microsoft Space Simulator (for DOS = para o DOS), ficando, no entanto, sem condições de continuar a usá-lo nos novos sistemas operacionais, por ter sido abandonado pela Microsoft, eis uma nova possibilidade de “jogar” e “brincar” com as coisas do espaço!

Neste novo software o amante de astronomia, exploração espacial, satélites e naves espaciais, terá, de novo – como havia no antigo MS Space Simulator – a chance de se realizar, divertindo-se e aprendendo por meio de um software de alta qualidade gráfica (imagens 3D), leve e, muito importante!, gratuito! Pode ser baixado a partir do endereço na Internet: http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/index.html.
Além do manual oficial (baixável em: http://orbit.medphys.ucl.ac.uk/download/Orbiter.pdf ) existem dois outros recursos eletrônicos muito bons e bem ilustrados que podem ser encontrados em: http://www.amcsorley.dsl.pipex.com/pdfs/GoPlayInSpace2dEd_060504.zip (livro em pdf) e http://www.amcsorley.dsl.pipex.com/pdfs/GoLearnInSpace_v2.pdf  (apresentação em ppt).

O novo software foi criado para PC (for Windows) pelo Dr.  Martin Schweiger, inglês, originalmente com propósitos educacionais. Os estudantes poderiam demonstrar e experimentar vários aspectos da física envolvida nos voos espaciais. Diferentemente, portanto, de jogos espaciais que não se preocupam em seguir as leis da física, o Orbiter é um software que nos permite sentir como é realmente um voo espacial: é realista nos mínimos detalhes. E, apesar disto, não é um simulador “pesado”, podendo ser rodado em computadores de configuração relativamente simples.

A página eletrônica do jogo/simulador incentiva: a) lance o ônibus espacial do Centro Espacial Kennedy e promova seu acoplamento com a estação espacial internacional (ISS); b) recrie voos espaciais históricos por meio de módulos adicionais de naves espaciais tais como, Mercury, Gemini, Apollo, Vostok e outras; c) planeje e realize voos intergalácticos e faça turismo no sistema solar com espaçonaves futurísticas; d) projete seus próprios foguetes ou baixe módulos adicionais criados por outros usuários; e, finalmente, e) aprenda sobre voo espacial e mecânica orbital divertindo-se e experimentando.

Embora tenha sido criado pelo Dr. Schweiger, sua política foi de abertura total para a contribuição dos usuários, desde o início, no ano 2000, e atualmente existe uma grande comunidade de programadores que produzem os chamados módulos adicionais (addons) que incrementam o software por meio de incríveis melhoramentos!

O jogo (sim, pode ser visto como um jogo, embora não se trate de pontuação, níveis, armas, etc) está ainda em língua inglesa, o que pode ser empecilho para alguns, mas nada que não possa ser superado pelas ferramentas de tradução disponíveis hoje na grande rede. Mas logo a versão em português deverá estar disponível.

No mais é desejar que a grande comunidade que se reuniu em torno desse projeto se mantenha viva e animada, até para que o programa se aperfeiçoe sempre, para o bem daqueles que amam a astronomia e a realidade e ficção dos voos espaciais.

Para matar a curiosidade do leitor, abaixo algumas fotos de telas geradas pelo simulador.

Uilso Aragono, maio de 2012.








Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores