segunda-feira, 26 de janeiro de 2009

Oração do Professor

Para começar um novo ano, nada como fazer uma boa oração... Como sou professor, aqui vai uma oração que fiz, e que coloquei no papel, em outubro de 2006.

Ó Pai do Céu, que eu possa ser um professor que tem consciência desta missão!

Que eu seja estudioso e competente em minha matéria, mas também que eu seja humano, amigo e incentivador dos meus alunos.

Que eu compreenda que não tenho o poder de ensinar! Mas que eu tenha o poder de despertar no aluno o amor ao estudo, à ciência, à sabedoria e à responsabilidade diante dos outros e da sociedade.

Que eu saiba usar o poder que me foi dado, de aprovar ou reprovar o aluno, com muito espírito de justiça e visão de futuro.

Que eu não esteja aprovando ou reprovando um aluno, mas um ser humano, um irmão, um filho, por quem, também eu, devo orar a cada dia a Vós.

Que o aluno não me veja como alguém que lhe é superior, mas apenas como alguém mais velho, que aprendeu antes e que se coloca diante dele com espírito humilde e continuamente aberto ao ato de aprender.

Que eu seja, mais que um professor, um educador, um facilitador da aprendizagem, um exemplo de vida, um apoio para meu aluno, um sinal de dedicação e amor a esta tão importante arte de educar com amor!

Que eu não suba no tablado, senão para escrever no quadro, mas que, principalmente, eu saiba descer dele e abrir mão de meus títulos de mestre ou doutor para colocar-me no mesmo nível de igualdade de meus alunos, lembrando-me que seremos nós todos igualmente, e sempre, alunos da Escola da Vida.

Enfim, que eu seja, sobretudo, para meu aluno, como o pai ou a mãe que olha com amor para seu próprio filho. Amém.

Quem sou eu

Minha foto
Sou formado em Engenharia Elétrica, com mestrado e doutorado na Univ. Federal de Santa Catarina e Prof. Titular, aposentado, na Univ. Fed. do Espírito Santo (UFES). Tenho formação, também, em Filosofia, Teologia, Educação, Língua Internacional (Esperanto), Oratória e comunicação. Meu currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4787185A8

Seguidores